Perfil do paciente idoso atendido por um Programa de Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS.

Authors

  • Alethéia Peters Bajotto Laboratório de Bioética/HCPA
  • Adriana Witter
  • Sati Jaber Mahmud GHC
  • Sergio Sirena GHC
  • José Roberto Goldim HCPA

DOI:

https://doi.org/10.22491/2357-9730.31055

Keywords:

Saúde Pública, Idoso, Serviços Hospitalares de Assistência Domiciliar

Abstract

Objetivo: O objetivo deste artigo é apresentar o perfil dos pacientes idosos que participaram do Programa de Atenção Domiciliar da equipe do Grupo Hospital Conceição, nos anos de 2009 e 2010.

Métodos: O estudo caracteriza-se por ser descritivo, transversal e quantitativo com base em pesquisa em banco de dados do PAD (Programa de Atenção Domiciliar), no período de 2009 e 2010. 

Resultados: maioria dos usuários do serviço é do sexo feminino, com idades variando de 60 a 98 anos, média de internação em torno de 25 a 30 dias. Áreas de maior complexidade utilizam mais o serviço de internação domiciliar (Medicina Interna, Emergência, Cardiologia) e os pacientes estão vinculados principalmente às unidades básicas do IAPI, Sarandi e Passo das Pedras.

Conclusões: houve um crescimento no número de internação de idosos pela equipe do PAD – o que demonstra o aumento na demanda associado ao reconhecimento do serviço. Porém, a média de dias de internação dos pacientes diminuiu, demonstrando provavelmente, maior eficiência do serviço.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alethéia Peters Bajotto, Laboratório de Bioética/HCPA

Fisioterapeuta, Doutoranda Ciências Médicas, Laboratório de Pesquisa em Bioética e Ética na Ciência (LAPEBEC)/HCPA

Published

2012-10-20

How to Cite

1.
Bajotto AP, Witter A, Mahmud SJ, Sirena S, Goldim JR. Perfil do paciente idoso atendido por um Programa de Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS. Clin Biomed Res [Internet]. 2012 Oct. 20 [cited 2026 Aug. 12];32(3). Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/31055

Issue

Section

Original Articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >> 

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.