Sarcomas de partes moles: experiência cirúrgica de cinco anos em hospital escola
DOI:
https://doi.org/10.22491/2357-9730.26565Keywords:
sarcomas, sarcomas de partes molesAbstract
INTRODUÇÃO
Os sarcomas de partes moles compõem um grupo heterogêneo de neoplasias malignas com diferentes padrões morfológicos da linhagem mesenquimal. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) é um centro de referência para tratamento desta doença, interessando, por isso, o conhecimento de dados demográficos, clínicos, anátomo-patológicos e terapêuticos dos casos aqui tratados.
OBJETIVO
Estudar retrospectivamente os registros de pacientes operados por sarcomas de partes moles no HCPA nos últimos cinco anos e cotejar os resultados com os encontrados na literatura, como estadiamento, tipo histológico, localização e tratamento.
MÉTODOS
Foram revisados os prontuários eletrônicos de pacientes com 18 ou mais anos de idade, que foram submetidos a tratamento cirúrgico de sarcoma de partes moles, no período entre 2006-2011. Os dados foram registrados em banco de dados no Microsoft Excel, no qual se coletaram informações referentes a idade, sexo, características histopatológicas, estadiamento, tipo de cirurgia, margens cirúrgicas, complicações cirúrgicas, tempo livre de doença, sobrevida e tratamentos complementares.
RESULTADOS
Os prontuários de 141 pacientes foram avaliados. Excluídos os casos com cirurgia em outra instituição e os que não foram tratados com cirurgia, 40 prontuários compuseram esta amostra. Os tipos histológicos mais frequentes foram histiocitoma fibroso maligno (27,5%) e fibrossarcoma (15%), tumor desmoide (12,5%), leiomiossarcoma (10%) e GIST (10%). Os locais mais acometidos foram os membros inferiores (40%) e o abdome (30%).
A maioria dos pacientes apresentava doença em estádio avançado (III) no momento da cirurgia, principalmente devido ao grande tamanho do tumor (média de 12,2 cm) e ao alto grau histológico (G3), encontrado em 50% dos pacientes. Cirurgias conservadoras de extremidades foram realizadas em 85% dos pacientes. Em 80% dos casos foi indicado tratamento complementar.
A média do tempo livre de doença foi 15,7 meses, a sobrevida média foi 24,6 meses e tempo médio de acompanhamento foi 25,3 meses.
DISCUSSÃO
A avaliação da presente amostra indica que os sarcomas de partes moles tratados no HCPA têm um tamanho maior e um grau histológico mais agressivo do que os dados relativos apresentados na literatura. É lícito deduzir que este cenário está associado a uma maior frequência de margens cirúrgicas comprometidas, maior necessidade de tratamentos complementares e maior índice de recidivas. Este estudo preliminar indica que o conhecimento sobre esta doença deve ser mais difundido e o acesso de pacientes aos centros especializados deve ser facilitado.
CONCLUSÃO
Nesta amostra os parâmetros idade, sexo e localização tumoral não foram diferentes daqueles encontrados na literatura. A média do tamanho do tumor é maior do que a apresentada na literatura, bem como o grau histológico III é mais frequente nesta amostra.
Modalidades terapêuticas e sobrevida global são de difícil comparação com dados da literatura, pois a maioria dos estudos os analisa para tipos histológicos específicos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).