Doença de Castleman e Síndrome de POEMS: relato de caso e revisão da literatura
Palavras-chave:
Doença de Castleman, Síndrome de POEMSResumo
A Doença de Castleman é uma desordem linfoproliferativa que apresenta relação etiológica com o herpes vírus tipo 8 e o HIV, manifestando-se de duas formas distintas. A forma unicêntrica é benigna, não cursa com sintomas sistêmicos e geralmente é curada com a ressecção cirúrgica. A forma multicêntrica geralmente apresenta-se com linfadenopatia generalizada, febre, emagrecimento, entre outras manifestações sistêmicas e pode estar associada a malignidades, entre as quais a síndrome de POEMS (polineuropatia, organomegalia, endocrinopatia, gamopatia monoclonal e alterações de pele). Relatamos o caso de um homem de 50 anos que se apresentava com emagrecimento, febre e linfadenopatia, associado a gamopatia monoclonal, organomegalia, endocrinopatia e neuropatia, cujo diagnóstico foi de Doença de Castleman cursando com síndrome de POEMS.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-08-27
Como Citar
1.
Fontana B, Zanella A, Prezzi S. Doença de Castleman e Síndrome de POEMS: relato de caso e revisão da literatura. Clin Biomed Res [Internet]. 27º de agosto de 2008 [citado 1º de outubro de 2023];28(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/3976
Edição
Seção
Relatos de Casos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).