Cirurgia para tratamento da obesidade mórbida: princípios básicos

Autores

  • Eduardo Neubarth Trindade Serviço de Cirurgia Digestiva do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
  • Elenisa Predebon Zanella
  • Carina Andriatta Blume
  • Vinicius von Diemen Serviço de Cirurgia Digestiva do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
  • Sheila Cardoso
  • Vanessa Belline
  • Manoel Roberto Maciel Trindade Serviço de Cirurgia Digestiva do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Departmento de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Obesidade, Cirurgia

Resumo

A obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura corporal. Esse acúmulo ocorre quando a oferta de calorias é constantemente maior que o gasto de energia corporal e resulta frequentemente em sérios prejuízos à saúde.  Atualmente, atinge 600 milhões de pessoas no mundo, 30 milhões somente no Brasil. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) projetam um cenário ainda pior para os próximos anos. Estima-se que, em 2015, existirão 2,3 bilhões de pessoas com excesso de peso e 700 milhões de obesos no mundo inteiro. Com o aumento do uso de procedimentos cirúrgicos como opções de tratamento para obesidade mórbida, o conhecimento da cirurgia bariátrica se tornou essencial. Durante a última década, o número de procedimentos bariátricos aumentou e os refinamentos desses procedimentos fizeram-nos mais seguros e mais eficazes. Todos os médicos devem saber como identificar candidatos adequados e estar familiarizados com os procedimentos cirúrgicos disponíveis, cientes de possíveis complicações e benefícios. A cirurgia bariátrica reúne técnicas com respaldo científico, destinadas ao tratamento da obesidade morbida e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele. O objetivo deste artigo de revisão é analisar os dados da literatura acerca do tratamento da obesidade mórbida, mostrando que a cirurgia bariátrica vem se tornando o tratamento padrão para o controle dessa epidemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Roberto Maciel Trindade, Serviço de Cirurgia Digestiva do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Departmento de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Chefe do Serviço de Cirurgia Digestiva do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Professor Associado do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2013-07-23

Como Citar

1.
Trindade EN, Zanella EP, Blume CA, von Diemen V, Cardoso S, Belline V, Trindade MRM. Cirurgia para tratamento da obesidade mórbida: princípios básicos. Clin Biomed Res [Internet]. 23º de julho de 2013 [citado 27º de novembro de 2022];33(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/35913

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)