Perfil do paciente idoso atendido por um Programa de Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS.

Alethéia Peters Bajotto, Adriana Witter, Sati Jaber Mahmud, Sergio Sirena, José Roberto Goldim

Abstract


Objetivo: O objetivo deste artigo é apresentar o perfil dos pacientes idosos que participaram do Programa de Atenção Domiciliar da equipe do Grupo Hospital Conceição, nos anos de 2009 e 2010.

Métodos: O estudo caracteriza-se por ser descritivo, transversal e quantitativo com base em pesquisa em banco de dados do PAD (Programa de Atenção Domiciliar), no período de 2009 e 2010. 

Resultados: maioria dos usuários do serviço é do sexo feminino, com idades variando de 60 a 98 anos, média de internação em torno de 25 a 30 dias. Áreas de maior complexidade utilizam mais o serviço de internação domiciliar (Medicina Interna, Emergência, Cardiologia) e os pacientes estão vinculados principalmente às unidades básicas do IAPI, Sarandi e Passo das Pedras.

Conclusões: houve um crescimento no número de internação de idosos pela equipe do PAD – o que demonstra o aumento na demanda associado ao reconhecimento do serviço. Porém, a média de dias de internação dos pacientes diminuiu, demonstrando provavelmente, maior eficiência do serviço.

 


Keywords


Saúde Pública; Idoso; Serviços Hospitalares de Assistência Domiciliar



Copyright (c)



ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:


 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.