Paralelo entre a relação professor-aluno e a relação médico-paciente

Autores

  • Alexandre Silveiro do Canto Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre. Associação Hospitalar Moinhos de Vento.
  • Waldomiro Carlos Manfroi Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Carmen Lucia Bezerra Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Relação professor-aluno, relação médico-paciente

Resumo

A relação professor-aluno e a relação médico-paciente têm vários pontos em comum, na medida em que ambas são caracterizadas como relações humanas. Pontos notórios que permeiam os dois tipos de interação são as questões do trabalho sobre o outro, da relação de poder e da onipotência, que são exploradas ao longo do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Silveiro do Canto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre. Associação Hospitalar Moinhos de Vento.

Médico especialista em Terapia Intensiva pela Santa Casa de Porto Alegre.

Rotineiro da UTI do Hospital Santa Rita (Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre).

Plantonista da Emergência do Hospital Moinhos de Vento.

Mestrando em Pneumologia pela UFRGS.

Áreas de interesse: Terapia Intensiva - Microcirculação e Ventilação Mecânica. Educação - Educação Médica e Educação de Adultos.

Waldomiro Carlos Manfroi, Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFRGS.

Coordenador do Projeto Pós-Graduação Educação e Saúde.

Coordenador da Disciplina Prática Educativa em Medicina do Programa de pós-Graduação em Cardiologia FAMED/UFRGS

Docente Colaborador Convidado do Programa de Pós-Graduação em Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares.

Carmen Lucia Bezerra Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFRGS.

Coordenador do Projeto Pós-Graduação Educação e Saúde.

Coordenador da Disciplina Prática Educativa em Medicina do Programa de pós-Graduação em Cardiologia FAMED/UFRGS.

Docente Colaborador Convidado do Programa de Pós-Graduação em Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares

Downloads

Publicado

2012-01-30

Como Citar

1.
Silveiro do Canto A, Manfroi WC, Bezerra Machado CL. Paralelo entre a relação professor-aluno e a relação médico-paciente. Clin Biomed Res [Internet]. 30º de janeiro de 2012 [citado 29º de março de 2024];31(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/23230

Edição

Seção

Carta ao Editor

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>