Eficácia da Atenção Farmacêutica em Dislipidemia: Revisão Sistemática
Palavras-chave:
Farmacologia Clínica, DislipidemiaResumo
Grande parte dos pacientes em tratamento com hipolipemiantes não atinge a meta terapêutica por diversas razões: falta de adesão, polifarmácia, reações adversas. A atenção farmacêutica tem como metas aumentar a adesão terapêutica, diminuir a toxicidade e otimizar resultados, prevenir e solucionar problemas relacionados a medicamentos (PRMs). O objetivo desse trabalho foi de revisar a literatura de forma sistemática para avaliar a eficácia da atenção farmacêutica no manejo da dislipidemia. Foram pesquisados artigos na base de dados MEDLINE (1966 – maio de 2006) e no banco de ensaios clínicos da biblioteca Cochrane. Foram incluídos estudos com delineamento de ensaios clínicos randomizados (ECR) que avaliassem a eficácia da atenção farmacêutica em dislipidemia com limitação de idiomas. A busca resultou em seis artigos selecionados no MEDLINE. A pesquisa na base de ensaios clínicos da Cochrane não acrescentou artigos diferentes. Todos os artigos analisados demonstraram resultados positivos da intervenção farmacêutica em dislipidemia. As doenças cardiovasculares, em especial a dislipidemia, possuem características que necessitam de orientação e monitorização do seu tratamento. De acordo com os artigos revisados, a atenção farmacêutica contribui para melhor tratamento da dislipidemia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-15
Como Citar
1.
Eizerik DP, Manfroi WC. Eficácia da Atenção Farmacêutica em Dislipidemia: Revisão Sistemática. Clin Biomed Res [Internet]. 15º de abril de 2008 [citado 23º de setembro de 2023];28(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/458
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).