Gastroenterite Eosinofílica: Um relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22491/2357-9730.133368Palavras-chave:
eosinofilia, gastroenterite, dor abdominalResumo
Introdução: As Gastroenterites Eosinofílicas (GE) são doenças crônicas imunomediadas caracterizadas histologicamente por um aumento de eosinófilos nas diferentes camadas teciduais do trato gastrointestinal. As GE se referem a um grupo de condições, incluindo a esofagite eosinofílica (EE), a gastrite eosinofílica (GE), a enterite eosinofílica (ENE) e a colite eosinofílica (CE). A prevalência da GE nos Estados Unidos é estimada em 22 a 28 por 100.000 pessoas e é maior em crianças <5 anos. Quando presentes em adultos, são mais comuns na terceira e quinta décadas de vida, tendo proporção igual entre homens e mulheres. Sugere-se um componente alérgico na fisiopatogenia das doenças, com 50 a 70% dos pacientes apresentando condições atópicas concomitantes.
Método: relatamos um caso de uma paciente com gastroenterite eosinofílica, baseado na história da paciente e registro de prontuário.
Resultado: O caso descrito demonstra a importância do conhecimento dos critérios clínicos para o diagnóstico dessa patologia.
Conclusão: O tratamento equivocado prolonga o quadro clínico e potencializa o aparecimento de possíveis complicações com impacto negativo na qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Zambiasi, Alícia Regina Zambiasi, Tomás Zanetti Milani, Marcelo Roque Pegoraro Junior, Pedro Matheus Ferrarin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).