Avaliação da satisfação dos pacientes com o telediagnóstico em oftalmologia

Autores

  • Maria Eulália Vinadé Chagas Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3291-3571
  • Cassia Garcia Moraes Pagano Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Hilda Maria Rodrigues Moleda Constant Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9349-4203
  • Vanessa Cristina Jacovas Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3611-4494
  • Roberto Umpierre Núcleo de Telessaúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Maria Cristina Cotta Matte Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Lucas Matturro Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Luana Pereira Ribeiro Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Marcio Gustavo Santanna da Silva Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Alice Paul Waquil Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4959-1433
  • Taís de Campos Moreira Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0968-9599
  • Felipe Cezar Cabral Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4648-1228

DOI:

https://doi.org/10.22491/2357-9730.128827

Palavras-chave:

Satisfação do Paciente, Teleoftalmologia, Atenção à Saúde, Telemedicina

Resumo

Introdução. A partir do uso de telemedicina é necessário obter os indicadores da satisfação dos serviços prestados a fim de descobrir se a qualidade do cuidado está sendo levada em consideração, bem como a equidade no acesso e promoção à saúde e tempo de espera para os atendimentos. O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação dos usuários de um programa de teleoftalmologia no Rio Grande do Sul, utilizando um questionário validado para avaliação da satisfação por telemedicina previamente traduzido e adaptado culturalmente.

Métodos. Foi realizado um estudo transversal, com pacientes atendidos nos pontos de telediagnóstico oftalmológico realizado via telemedicina síncrona. As respostas do questionário variam de 1 a 5, o resultado é avaliado pela média ou mediana de todos os itens, quanto maior a média, maior a satisfação.

Resultados. A amostra foi composta de 355 pacientes, sendo 238 (67%) do sexo feminino e a idade média foi de 43,92 anos (DP±13,39). Com relação a satisfação, a mediana total do escore de avaliação foi de 4,71 (IIQ: 4,65-4,72) o que indica um índice de satisfação elevado com o serviço de oftalmologia por telemedicina.

Conclusões. A satisfação elevada dos pacientes demonstra que esse modelo pode ser implementado em outros locais do Brasil, pois atende as expectativas dos pacientes.

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Biografia do Autor

Hilda Maria Rodrigues Moleda Constant, Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil.

Responsabilidade Social - PROADI-SUS, Hospital Moinhos De Vento, Porto Alegre, RS

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Publicado

29-11-2023

Como Citar

1.
Vinadé Chagas ME, Garcia Moraes Pagano C, Rodrigues Moleda Constant HM, Jacovas VC, Umpierre R, Cotta Matte MC, et al. Avaliação da satisfação dos pacientes com o telediagnóstico em oftalmologia. Clin Biomed Res [Internet]. 29º de novembro de 2023 [citado 28º de agosto de 2025];43(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/128827

Edição

Seção

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