AVALIAÇÃO DA FORÇA DE EXPANSÃO DE PROTÓTIPOS STENTS ARTERIAIS

Autores

  • Luciano da S. Duarte
  • Paulo Renato S. Sanches
  • Júlio L. Nectoux Filho
  • Adamastor Humberto Pereira
  • Lírio Schaeffer

Palavras-chave:

Endopróteses, stents, protótipos, ensaios de força X deformação

Resumo

Objetivos: Vários stents de metal foram desenvolvidos nos últimos anos. Há grandes diferenças entre as propriedades mecânicas dos mesmos. Buscando-se avaliar o desempenho de stents protótipos, foram desenvolvidos um equipamento e um procedimento para obtenção de curvas Força de Expansão (F) X Deformação Relativa (ε) dos mesmos.
Materiais e Métodos: Três stents diferentes foram escolhidos para proceder a uma análise de compressão: o stent da Talent, o X stent protótipo e o Z stent protótipo. Para determinar as curvas de F X ε dos stents, obteve-se, primeiramente, a curva Força X Deslocamento dos mesmos com o auxílio do dispositivo de compressão construído e, a partir destes valores, calculou-se a deformação resultante.
Resultados: O nível de forças apresentado pelo stent da Talent foi o maior (4,35 N para um ε = 0,30) e o X stent protótipo foi o que apresentou o menor nível de forças (0,19 N para um ε = 0,30).
Conclusões: Os resultados apresentados mostram que uma reformulação nas características mecânicas do X stent protótipo é necessária para uma ação mais satisfatória do mesmo. Os principais fatores que levam a força de expansão apresentada por este protótipo a ser tão baixa são a sua configuração geométrica e o diâmetro do fio utilizado em sua construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Como Citar

1.
da S. Duarte L, S. Sanches PR, L. Nectoux Filho J, Pereira AH, Schaeffer L. AVALIAÇÃO DA FORÇA DE EXPANSÃO DE PROTÓTIPOS STENTS ARTERIAIS. Clin Biomed Res [Internet]. 27º de julho de 2022 [citado 15º de abril de 2024];22(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/126166

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)