A fáscia transversal e o colágeno na hérnia inguinal direta

Autores

  • Igor Wolwacz Júnior
  • Manoel Roberto M. Trindade
  • Carlos Thadeu S. Cersky
  • Vinícius D. da Silva

Palavras-chave:

colágeno, hérnia inguinal, videolaparoscopia, anticorpos, Fáscia transversal

Resumo

OBJETIVO: O objetivo do presente estudo é o de identificar os elementos histológicos constituintes da fáscia transversal em 23 pacientes com hérnia inguinal direta, comparando-os com a fáscia de 22 cadáveres sem esta doença.
MATERIAIS E MÉTODOS: As biópsias dos pacientes foram obtidas no momento da correção videolaparoscópica. As fáscias foram estudadas histologicamente, sendo empregadas as técnicas de coloração de hematoxilina-eosina e anticorpo monoclonal para colágeno tipo I.
RESULTADOS: O tecido conjuntivo denso foi o principal elemento constitutivo das fáscias de pacientes e controles, embora em menor presença nos primeiros, seguido do tecido adiposo. Identificamos, através da técnica de imuno-histoquímica, o colágeno tipo I como sendo a principal proteína das fáscias.
CONCLUSÃO: Os autores concluem que a fáscia transversal é constituída principalmente por colágeno tipo I e sugerem o uso de técnicas de correção de hérnia inguinal que aumentem a deposição de colágeno na fáscia, como quando do uso de próteses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

1.
Wolwacz Júnior I, M. Trindade MR, Thadeu S. Cersky C, D. da Silva V. A fáscia transversal e o colágeno na hérnia inguinal direta. Clin Biomed Res [Internet]. 7º de julho de 2022 [citado 1º de outubro de 2023];21(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/125712

Edição

Seção

Artigos Originais