Complicações da gemelaridade em um hospital universitário
Palavras-chave:
Gestação gemelar, complicações da gestação, prematuridadeResumo
OBJETIVO: Comparar os fatores de risco materno, os tipos de gemelaridade e complicações da gestação gemelar.
MATERIAIS E MÉTODOS: Foi realizado um estudo retrospectivo com revisão dos prontuários das gestações gemelares que apresentaram parto no Hospital de Clínicas de Porto Alegre com idade gestacional entre 20 semanas e o termo. Foram revisados 323 casos, sendo analisadas as variáveis sobre características maternas, gestacionais, do parto e dos recém-nascidos.
RESULTADOS: As pacientes apresentaram idade média de 27,5 anos e 106 eram primigestas (32,8%). O parto ocorreu com uma média de idade gestacional de 35,3 semanas. Entre as complicações mais encontradas, a prematuridade foi a mais importante, com 138 nascimentos pré-termo (42,7%) e 98 casos de trabalho de parto pré-termo (30,3%). As complicações foram mais freqüentes quando a idade materna era menor do que 35 anos de idade (P = 0,01) e quando a idade gestacional era menor do que 32 semanas (P = 0,002). As apresentações fetais foram distribuídas em 176 cefálica/cefálica, 101 cefálica/pélvica, 23 pélvica/pélvica, entre outras.
CONCLUSÕES: A prematuridade foi a maior complicação de gestações gemelares no nosso estudo. Fatores de risco para as complicações foram idade menor do que 35 anos e IG inferior a 32 semanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).