Níveis de calciúria em gestantes com pressão arterial elevada
Palavras-chave:
Calciúria na gestação, pré-eclâmpsia, hipertensão na gestaçãoResumo
OBJETIVO: A hipertensão arterial é uma das principais causas de morbimortalidade materna e perinatal no Rio Grande do Sul. A maioria dos estudos que avaliaram a excreção urinária de cálcio durante a gestação detectaram uma excreção significativamente menor deste íon nas pacientes com pré-eclâmpsia, quando comparadas com gestantes normotensas ou com hipertensão arterial crônica sem préeclâmpsia sobreposta. O objetivo principal deste estudo foi avaliar a excreção urinária de cálcio em pacientes com distúrbios hipertensivos da gestação.
MATERIAIS E MÉTODOS: Todas as gestantes que internaram no Centro Obstétrico do Hospital de Clínicas por aumento de pressão arterial, no período de dezembro de1998 a setembro de 1999, foram submetidas a um protocolo para coleta de dados demográficos, pressóricos e de exames laboratoriais (proteinúria, calciúria e creatinúria de 24 horas, relação proteinúria/calciúria e ácido úrico sérico). Estabeleceu-se como hipocalciúria a excreção urinária de cálcio < 100 mg/24h e como proteinúria alterada a
excreção > 300 mg/24h.
RESULTADOS: As 71 pacientes estudadas tinham, em média, 26 anos, idade gestacional de 34 semanas e pressão arterial sistólica/diastólica de 151/98 mmHg. Quanto à evolução clínica, 35,2% apresentaram pré-eclâmpsia, 8,5% hipertensão
crônica, 2,8% eclâmpsia, 15,5% pré-eclâmpsia sobreposta, 2,8% síndrome de HELLP e 35,2% evoluiram com normalização da pressão arterial. As pacientes com préeclâmpsia ou eclâmpsia apresentaram uma calciúria/24 horas média (132,8 mg)
significativamente menor que as pacientes com aumento transitório de pressão arterial (199,3 mg). Quando comparadas com as hipertensas crônicas (174,3 mg), as pacientes com pré-eclâmpsia ou eclâmpsia (132,8 mg) também mostraram menor calciúria/24
horas, mas sem significância estatística.
CONCLUSÕES: Estes resultados sugerem que a simples mensuração da excreção
urinária de cálcio pode auxiliar no diagnóstico dos distúrbios hipertensivos na gestação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).