Análise preliminar da resposta clínica de pacientes com faringotonsilite estreptocócica
comparação entre amoxicilina administrada duas vezes ao dia com amoxicilina três vezes ao dia
DOI:
https://doi.org/10.22491/2357-9730.125221Palavras-chave:
Faringotonsilite estreptocócica, amoxicilina, Streptococus pyogenesResumo
OBJETIVO: Comparar a eficácia e a tolerabilidade de dois esquemas posológicos de amoxicilina: 45 mg/kg/dia divididos em duas doses (bd) e 40 mg/kg/dia divididos em três doses (tid) no tratamento de crianças com faringotonsilite bacteriana aguda.
MÉTODOS: Estudo multicêntrico, observador-cego, randomizado, comparativo de grupos paralelos. Cento e setenta e um pacientes ambulatoriais com idade entre 2 e 12 anos apresentando quadro de faringotonsilite bacteriana aguda foram admitidos no estudo. Além da visita de seleção, os pacientes foram avaliados com 3 dias de tratamento, no final do tratamento e com 28 dias após a admissão no estudo para verificar a resposta clínica, ocorrência de efeitos adversos, resposta bacteriológica e tolerabilidade da medicação.
RESULTADOS: A análise preliminar dos 171 pacientes, 86 randomizados para o grupo “tratamento A” e 85 para grupo “tratamento B”, indica que na visita de final de
tratamento, 83 pacientes (96,5%) do grupo “tratamento A” e 82 pacientes (96,5%) do grupo “tratamento B” apresentaram critérios clínicos de cura.
CONCLUSÃO: Os dados apresentados sugerem que o regime terapêutico de amoxicilina administrada duas vezes ao dia (bd) é tão eficaz quanto o regime de
amoxicilina administrada três vezes por dia (tid) para o tratamento destes pacientes, com a vantagem de poder determinar maior adesão dos doentes ao tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).