Fibrobroncoscopia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Perfil do paciente e técnicas
Palavras-chave:
Fibrobroncoscopia, hemoptise, indicações, carcinoma, vias de introduçãoResumo
OBJETIVO: O presente estudo baseia-se no fato de que o número de indicações para a realização de fibrobroncoscopias vêm aumentando em nosso meio. Como as instituições que recebem a maior demanda de indicações para o uso deste procedimento são os hospitais universitários, objetivou-se uma avaliação do
procedimento e da população submetida ao exame.
MATERIAL E MÉTODOS: No Hospital de Clínicas de Porto Alegre, durante o ano de 1995, 431 pacientes foram submetidos à fibrobroncoscopia. Os exames foram
realizados com aparelhagem adequada, sob sedação consciente, anestesia local e monitorização dos sinais vitais. Os dados foram coletados de prontuários médicos.
RESULTADOS: O principal método de coleta foi o lavado broncoalveolar, realizado em cerca de 50% dos exames. Dentre as co-morbidades associadas à doença primária, sobressaiu-se a doença pulmonar obstrutiva crônica, com 26%. Foram de caráter eletivo 90% das indicações, sendo que do total de indicações 73% eram pacientes do sexo masculino. A prevalência da síndrome de imunodeficiência adquirida foi de 26%.
DISCUSSÃO: Há algum tempo atrás, o perfil das indicações para fibrobroncoscopia se restringia à investigação das neoplasias pulmonares, hemoptises e remoção de corpo estranho. Na atualidade, houve uma ampliação significativa no espectro dessas indicações, inclusive com novas aplicações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).