Cirurgia Hepática: Experiência em 9 Anos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Autores

  • Maria Lucia Zanotelli HCPA
  • Flavia Feier HCPA
  • André Gorgen Nunes

Palavras-chave:

FÍGADO, HEPATECTOMIA, RESSECÇAO HEPÁTICA, CIRURGIA

Resumo

Introdução: Existem poucos relatos em nosso meio do perfil dos pacientes submetidos à hepatectomia. Este fato serviu de estímulo para o presente estudo.

Objetivo: Avaliar os dados demográficos dos pacientes submetidos à cirurgia de ressecção hepática, bem como mortalidade operatória, relatando a experiência do serviço.

Métodos: Revisão de prontuário dos pacientes submetidos à cirurgia de ressecção hepática no Hospital de Clínicas de Porto Alegre entre janeiro 2000 e dezembro de 2008. Foram excluídas da amostra as nodulectomias e as biópsias hepáticas.

Resultados: Foram realizadas no serviço, por uma mesma equipe cirúrgica, 115 ressecções hepáticas: 46,9% por doenças benignas, 33,9% por metástases e 19,13% por doença maligna primária. As metástases de tumor de cólon compreenderam 26,08% dos casos, 19,13% foram hemangiomas e 11,3% carcinoma hepatocelular. Sessenta e um por cento dos pacientes eram do sexo feminino, e a média de idade foi de 44,54 anos. O tipo de ressecção mais realizada foi a segmentectomia (72,88%). A mortalidade operatória foi de 6,1%.

Conclusão: A metástase de tumor de cólon foi a indicação mais frequente de ressecção hepática. A alta frequência do hemangioma, apesar da restrita indicação cirúrgica por se tratar de uma doença benigna, talvez seja decorrente do encaminhamento direcionado destes pacientes e do predomínio de mulheres. A mortalidade encontrada foi baixa, compatível com a relatada em grandes centros, mostrando que a hepatectomia pode ser realizada com segurança em centros universitários de referência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia Zanotelli, HCPA

PROFESSORA ADJUNTA DO DEPARTAMENTO DE CIRURGIA DA UFRGS

MÉDICA DO SERVIÇO DE CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO DO HCPA

Flavia Feier, HCPA

ALUNA DO MESTRADO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA – CIRURGIA DA UFRGS

MÉDICA ESPECIALISTA EM CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO

André Gorgen Nunes

ACADEMICO DE MEDICNA DA UFRGS

Downloads

Publicado

2010-04-17

Como Citar

1.
Zanotelli ML, Feier F, Nunes AG. Cirurgia Hepática: Experiência em 9 Anos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Clin Biomed Res [Internet]. 17º de abril de 2010 [citado 5º de fevereiro de 2023];30(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/11889

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)