Uma vulva livre incomoda muita gente: intervenções e transposições em um evento de lambe-lambe

Autores

Palavras-chave:

arte urbana, lambe-lambe, misoginia, narrativas curatoriais, feminismo

Resumo

O lambe-lambe é uma linguagem artística caracterizada pela colagem de imagens em espaços urbanos. Em 2022, aconteceu o Festival LambesGóia, que propôs a exposição de lambes nas ruas de Goiânia e na Vila Cultural Cora Coralina. O objetivo deste ensaio é tensionar a presença de representações do feminino no espaço público, refletidas em discursos curatoriais e em intervenções imprevistas. Para isso, utilizaremos como ponto reflexivo o lambe Nossa Senhora da Vulva Livre, da artista Bruna Alcantara.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Caroline, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestranda no curso de Pós Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE — UTFPR), na linha de Mediações e Culturas. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior — Brasil (CAPES) — Código de Financiamento 001.

Luciana Martha Silveira, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE-UTFPR)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE-UTFPR), na linha de Mediações e Culturas. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e pós-doutorado na Universidade de Michigan (2010).

Referências

OLIVEIRA, Diogo. Lambe-Lambe: à verticalização do baixo augusta. PhD Thesis, Universidade de São Paulo, 2015.

LAMBES BRASIL. LambesGóia, 2019. Disponível em: <https://www.lambesbrasil.com.br/events-1/lambesgoia>. Acesso em: 24 ago. 2022.

LAMBESGÓIA, Festival. “Entrevista @sagrestv @sistemasagres_ com a presença do @lambida.preta @maosdeet e @disgr.amada […]”. Instagram. Disponível em: <https://www.instagram.com/reel/ChCwcw4DnLg/>. Acesso em: 25 ago. 2022.

POLLOCK, Griselda. Modernidad y espacios de la feminidad. In: _____. Visión y Diferencia: feminismo, feminidad e historias del arte. Buenos Aires: Fiordo, p. 112–163, 2013.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

Bianca Caroline, & Silveira, L. M. (2023). Uma vulva livre incomoda muita gente: intervenções e transposições em um evento de lambe-lambe. Fotocronografias, 9(21), 36–49. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/135785