Uma vulva livre incomoda muita gente: intervenções e transposições em um evento de lambe-lambe

Autores/as

Palabras clave:

arte urbana, lambe-lambe, misoginia, narrativas curatoriais, feminismo

Resumen

O lambe-lambe é uma linguagem artística caracterizada pela colagem de imagens em espaços urbanos. Em 2022, aconteceu o Festival LambesGóia, que propôs a exposição de lambes nas ruas de Goiânia e na Vila Cultural Cora Coralina. O objetivo deste ensaio é tensionar a presença de representações do feminino no espaço público, refletidas em discursos curatoriais e em intervenções imprevistas. Para isso, utilizaremos como ponto reflexivo o lambe Nossa Senhora da Vulva Livre, da artista Bruna Alcantara.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bianca Caroline, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestranda no curso de Pós Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE — UTFPR), na linha de Mediações e Culturas. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior — Brasil (CAPES) — Código de Financiamento 001.

Luciana Martha Silveira, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE-UTFPR)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE-UTFPR), na linha de Mediações e Culturas. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e pós-doutorado na Universidade de Michigan (2010).

Citas

OLIVEIRA, Diogo. Lambe-Lambe: à verticalização do baixo augusta. PhD Thesis, Universidade de São Paulo, 2015.

LAMBES BRASIL. LambesGóia, 2019. Disponível em: <https://www.lambesbrasil.com.br/events-1/lambesgoia>. Acesso em: 24 ago. 2022.

LAMBESGÓIA, Festival. “Entrevista @sagrestv @sistemasagres_ com a presença do @lambida.preta @maosdeet e @disgr.amada […]”. Instagram. Disponível em: <https://www.instagram.com/reel/ChCwcw4DnLg/>. Acesso em: 25 ago. 2022.

POLLOCK, Griselda. Modernidad y espacios de la feminidad. In: _____. Visión y Diferencia: feminismo, feminidad e historias del arte. Buenos Aires: Fiordo, p. 112–163, 2013.

Publicado

2023-09-26

Cómo citar

Bianca Caroline, & Silveira, L. M. (2023). Uma vulva livre incomoda muita gente: intervenções e transposições em um evento de lambe-lambe. Fotocronografias, 9(21), 36–49. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/135785