O AVESSO DO AVESSO DA FOTOGRAFIA É A IMAGEM? Experimentação verbo-visual para uma erótica das formas expressivas

Auteurs

Mots-clés :

imagem, erótica das formas expressivas, crítica, antropologia com imagens, confinamento(s)

Résumé

Esse (meta)texto, acionado a partir de uma experimentação verbo-visual, pretende articular momentos, sentidos e sentimentos numa constelação de eventos vividos. Ativada como tática de resistência ao processo de embotamento das sensibilidades provocado pelo isolamento social — medida sanitária, em face da Pandemia de Covid-19 –, a constituição da experimentação pretende, em última instância, preencher o vazio desse tempo, o qual tende à homogeneização. Pretendo, dessa forma, mobilizar afetos, artefatos, topografias, memórias e gestos em narrações possíveis e fragmentárias que incluem os corpos no mundo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ronaldo de Oliveira Corrêa

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Références

(1) SAMAIN, Etienne. Questões heurísticas em torno do uso das imagens nas Ciências Sociais. IN: FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Miriam L. Moreira (orgs.). Desafios da Imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas, SP: Papirus, 1998. pp. 51–62.

(2) SONTAG, Susan. Contra a Interpretação. IN: _____. Contra a Interpretação e Outros Ensaios. 1ª. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. pp. 15–29.

(3) BENJAMIN, Walter. Sobre o Conceito da História. IN: _____. O Anjo da História. 2ª. Ed. 3 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019 — (FiloBenjamin). pp. 07–20.

Publiée

2020-11-13

Comment citer

de Oliveira Corrêa, R. (2020). O AVESSO DO AVESSO DA FOTOGRAFIA É A IMAGEM? Experimentação verbo-visual para uma erótica das formas expressivas. Fotocronografias, 6(14), 120–127. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/128423

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice