O samba em torcidas organizadas

narrativas caminhantes, (sobre) vivências imagéticas que não ganham manchetes

Autores

  • roberto souza junior UFSCar

Palavras-chave:

Torcidas Organizadas, Escolas de Samba, Sociabilidade, Pertencimento, Imagens

Resumo

Neste trabalho busco protagonizar o samba como uma das diversas sociabilidades e pertencimentos em torcidas organizadas para além das dinâmicas em torno unicamente do futebol. Com isto, e a partir do contexto etnográfico entre Gaviões da Fiel e Mancha Verde, procuro discutir como as listas e inventários de registros visuais podem deslizar de um olhar estático e classificatória, para uma narrativa caminhante com novos atores e significados, antes reduzidos a uma única perspectiva totalizante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LIMA, Tânia Stolze. Que é um corpo? In: Religião e Sociedade, 2000, n. 22, v. 1, p. 9- 20.

SOUZA JUNIOR, Roberto. Um preto e branco colorido: (des)construindo a imagem de torcedores organizados através da fotografia etnográfica. Pensata, 9(2), 2021.

TOLEDO, L. H & SOUZA JUNIOR, Roberto. Redes populares de proteção: Torcidas Organizadas de futebol no contexto da pandemia da COVID-19. Ponto Urbe, 26, 2020.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

souza junior, roberto. (2024). O samba em torcidas organizadas: narrativas caminhantes, (sobre) vivências imagéticas que não ganham manchetes. Fotocronografias, 10(24), 160–179. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/142123