As ruínas do futuro: imagens do tempo, disrupção e revitalização na zona portuária do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Imagens, zona portuária, rio de janeiro, revitalização, ruínasResumo
O ensaio é parte de uma constelação de imagens que reúne fotografias originais, pesquisa em acervos e a investigação no banco de imagens georreferenciadas do Google como parte da reflexão metodológica sobre as imagens como artefatos do tempo transcorrido, pistas e antevisões das transformações e ritmos temporais na cidade. Ele é resultado de minha pesquisa etnográfica sobre as transformações urbanas na zona portuária do Rio de Janeiro, que estão no meu horizonte de pesquisa há 10 anos.
Downloads
Referências
ECKERT, C. e ROCHA, A. L. C. da. 2005. O tempo e a cidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
DURAND, G. 2002. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes.
GUPTA, Akhil. 2018. “The Future in Ruins: Thoughts on the Temporality of Infrastructure” in: ANAND, Nikhil; GUPTA, Akhil; APPEL, Hannah. The Promise of Infrastructure. Durham: Duke University Press
GUTTERRES, A. dos S. 2014. A resiliência enquanto experiência de dignidade: antropologia das práticas políticas em um cotidiano de lutas e contestações junto a moradoras ameaçadas de remoção nas cidades sede da Copa do Mundo 2014. Tese de Doutorado, PPGAS, UFRGS.
GUTTERRES, A. dos S. 2016. O rumor e o terror na construção de territórios de vulnerabilidade na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Revista Mana 22(1): 179–209.
SAMAIN, E. 2011. As “Mnemosyne(s)” de Aby Warburg: Entre Antropologia, Imagens e Arte. Revista Poiésis, nº17, jul. pp. 29–51.
________. 2012. Aby Warburg. Mnemosyne. Constelação de culturas e ampulheta de memórias. Campinas: Editora da Unicamp.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anelise Gutterres

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.