“Lugar de mulher é na luta” e outros cartazes
Palavras-chave:
cartazes, contestação social, ativismo feministaResumo
Este ensaio apresenta uma seleção de registros fotográficos de cartazes cuja temática aborda diversos aspectos das pautas ligadas às mulheres, como os direitos reprodutivos e a violência doméstica. Através de um viés crítico, buscam mobilizar a participação popular para estas pautas. A seleção traz produções de 2016 a 2023, registradas em Curitiba-PR e São Paulo-SP. O intuito é evidenciar a utilização dos espaços públicos como práticas de contestação e debate político no cotidiano.
Downloads
Referências
BASURAS. Instagram: @basurassss. Disponivel em: <https://www.instagram.com/basurassss/>. Acesso em: 07 maio. 2023.
FUKUSHIMA, Kando. Cartazes nas margens: contestação, arte e produção do espaço. Tese (Doutorado em Tecnologia) — Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, 2019. Disponível em <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4199> Acesso em 07 de maio de 2023.
GERBAUDO, Paolo. Redes e ruas. Mídias sociais e ativismo contemporâneo. São Paulo: Editora Funilaria, 2021.
MAPA DO ACOLHIMENTO. Institucional. Disponível em <https://www.institucional.mapadoacolhimento.org>. Acesso em 07 de maio de 2023.
MOVIMENTO DE MULHERES OLGA BENARIO. Facebook: Movimento de Mulheres Olga Benario — Nacional. Disponível em <https://www.facebook.com/movimentoolgabenario> Acesso em 07 de maio de 2023.
PEREIRA, Alberto. Alberto Pereira, 2023. Sítio eletrônico do artista Alberto Pereira. Disponível em < https://www.albertopereira.com.br/> Acesso em 13 de agosto de 2023.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kando Fukushima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.