Uma vulva livre incomoda muita gente: intervenções e transposições em um evento de lambe-lambe
Mots-clés :
arte urbana, lambe-lambe, misoginia, narrativas curatoriais, feminismoRésumé
O lambe-lambe é uma linguagem artística caracterizada pela colagem de imagens em espaços urbanos. Em 2022, aconteceu o Festival LambesGóia, que propôs a exposição de lambes nas ruas de Goiânia e na Vila Cultural Cora Coralina. O objetivo deste ensaio é tensionar a presença de representações do feminino no espaço público, refletidas em discursos curatoriais e em intervenções imprevistas. Para isso, utilizaremos como ponto reflexivo o lambe Nossa Senhora da Vulva Livre, da artista Bruna Alcantara.
Téléchargements
Références
OLIVEIRA, Diogo. Lambe-Lambe: à verticalização do baixo augusta. PhD Thesis, Universidade de São Paulo, 2015.
LAMBES BRASIL. LambesGóia, 2019. Disponível em: <https://www.lambesbrasil.com.br/events-1/lambesgoia>. Acesso em: 24 ago. 2022.
LAMBESGÓIA, Festival. “Entrevista @sagrestv @sistemasagres_ com a presença do @lambida.preta @maosdeet e @disgr.amada […]”. Instagram. Disponível em: <https://www.instagram.com/reel/ChCwcw4DnLg/>. Acesso em: 25 ago. 2022.
POLLOCK, Griselda. Modernidad y espacios de la feminidad. In: _____. Visión y Diferencia: feminismo, feminidad e historias del arte. Buenos Aires: Fiordo, p. 112–163, 2013.

Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Bianca Caroline 2023

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.