Os desafios singuralres das performaces de Bas Jan Ader

Autor/innen

Schlagworte:

Performance, Bas Jan Ader, Arte-Educação

Abstract

Este escrito busca pensar sobre as performances enquanto importante forma de arte expressiva do século XX e tem como estudo de caso as performances do artista holandês Bas Jan Ader. A metodologia utilizada neste escrito é de cunho bibliográfico, deixando conhecer as performances deste artista tão pouco conhecido do grande público brasileiro. Os resultados deste artigo mostram que as performances de Ader nos desafiam a compreendê-las pela via das descobertas das forças. Elas nos instigam a pensar sobre o mundo, sobre as forças (exteriores e interiores) que nos movem e tais performances podem ser valiosos objetos instigadores de possibilidades criativas dentro das salas de aula.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá – SP. Pós-graduado (lato sensu) em Cultura e Literatura pela Faculdade São Luís – SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT – CAPES/CNPq.

Veröffentlicht

2023-04-01

Zitationsvorschlag

Rodrigues, W. (2023). Os desafios singuralres das performaces de Bas Jan Ader. EVOCATIO: Revista Luso-Brasileira De Filosofia, Artes E Cultura - ISSN: 2965-4254, 3(7). Abgerufen von https://seer.ufrgs.br/index.php/evocatio/article/view/136945