Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS

Para a organização e padronização dos textos apresentados na Revista Escritos e Escritas na EJA espera-se que os/as autores/as atentem às seguintes recomendações:

  • A Revista Escritos e Escritas na EJA recebe para publicação artigos com características de relatos reflexivos, produzidos a partir do estágio curricular em Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Curso de Pedagogia, mas também oriundos de reflexões de pesquisadores, professores e coordenadores da EJA, entre outros proponentes, que de uma forma ou de outra, estão envolvidos com essa modalidade de ensino. As temáticas e discussões devem estar centradas na EJA em seu sentido amplo, podendo contemplar as mais diversas áreas do conhecimento, debates, pesquisas e estudos que possuam relevância para a prática pedagógica na área. Os artigos devem ser escritos em português, dispensável em outra língua.
  • Os textos originais dos estudantes de estágio em EJA devem ser encaminhados para os professores do Seminário de Docência II - EJA, que irão revisar e publicar na edição da revista correspondente ao período em que o Estágio foi realizado. E os artigos originais de outros proponentes devem ser encaminhados ao e-mail escritoseescritasnaeja@gmail.com. Os textos devem ser salvos no formato Word e com os seguintes critérios: texto justificado, digitados em espaço 1,5 corpo 12 e ter entre quatro (04) e doze (12) páginas, formatados para folha A4, no Layout (margem superior e esquerda: 3 cm e inferior e direita: 2,5cm).
  • Nos textos, quando for necessário identificar estudantes, professores e até mesmo a escola, inclusive para o uso de imagens, deverá ser solicitado autorização prévia por escrito (modelo em anexo). A autorização, seja no uso de imagens ou do nome da pessoa ou instituição, deve ser enviada em arquivo separado ao artigo. Alternativas para não identificação dos sujeitos são: abreviação do nome fazendo uso das letras iniciais; nomes fictícios, entre outras possibilidades. No caso de imagens, fazer uso de fotos que não apareçam os rostos ou desfocar/cobrir aqueles que poderiam ser identificados. O(s) autor(es) responsabiliza(m)-se pela revisão da adequação do texto submetido à norma gramatical vigente da língua portuguesa.

 

TÍTULO NEGRITO E CAIXA ALTA: subtítulo negrito caixa baixa, tamanho 24.

AUTOR(ES): Caixa alta e baixa, alinhamento centralizado, tamanho 24.

RESUMO: A palavra resumo deve ser em tamanho 10, estilo negrito, em caixa alta, alinhamento justificado, entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo. Corpo do texto do resumo em tamanho 10, alinhamento justificado, entrelinhas simples.

PALAVRAS-CHAVE: Primeira palavra seguida de ponto. Segunda palavra seguida de ponto. Terceira palavra seguida de ponto, podendo usar até cinco palavras-chave.

INTRODUÇÃO (título da introdução em negrito, caixa alta, tamanho 14, com espaçamento de 1,5 depois do parágrafo).

Subtítulo (Negrito, primeira letra em maiúsculo, justificado, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 antes e depois do parágrafo).

CONSIDERAÇÕES FINAIS (título CONSIDERAÇÕES FINAIS em negrito, caixa alta, tamanho 14, com espaçamento de 1,5 depois do parágrafo).

REFERÊNCIAS (título REFERÊNCIAS em negrito, caixa alta, tamanho 14, com espaçamento de 1,5 depois do parágrafo). As referências bibliográficas e outras formatações não discriminadas, obedecerão às normas da ABNT. Consultar as orientações da biblioteca setorial da FACED/UFRGS, disponíveis em: https://www.ufrgs.br/bibedu/producao-intelectual/

O Template para os Artigos, Relatos de Experiência ou Relatos de Pesquisa pode ser acessado no link.

 

  • Para a Seção: Cartas Pedagógicas - O corpo do texto deve conter/ser configurado considerando os aspectos abaixo:

TÍTULO NEGRITO E CAIXA ALTA: subtítulo negrito caixa baixa, centralizado, fonte Calibri, tamanho 24, espaçamento entre linhas simples. 

AUTOR(ES): Caixa alta e baixa, alinhamento centralizado, tamanho 24. Abaixo do nome preencher as informações de e-mail em minúsculo, negrito e tamanho 14. São permitidos até dois autores(as) nessa modalidade de trabalho. 

CARTA PEDAGÓGICA: deve conter até 3.000 palavras; usar fonte Calibri, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, e alinhamento justificado. 

PALAVRAS-CHAVE: Primeira palavra seguida de ponto. Segunda palavra seguida de ponto. Terceira palavra seguida de ponto.

REFERÊNCIAS: as referências bibliográficas (normas da ABNT, os autores mencionados no texto, e somente estes, devem constar nas referências do trabalho). 

OBSERVAÇÃO: Lembre-se que as palavras-chave e as referências devem ser incluídas na contagem de caracteres.

TEMPLATE - Carta Pedagógica

 

  • Para a Seção: Memoriais - Textos de caráter autorreflexivo, de narrativas autobiográficas ou ensaísticas que articulam ou refletem sobre a trajetória pessoal, escolar, acadêmica, docente, profissional do autor. Os Memoriais formativos, reflexivos ou pedagógicos devem conter até 3.000 palavras. 

TEMPLATE - MEMORIAL

 

  • Para a Seção: Resenhas - A resenha será composta pela apresentação do texto resenhado, de acordo com as normas de referência e o texto do autor. Descrição e análise de um texto, livro, ou de um filme no campo de interesse da revista (até 1.500 palavras).

 

  • Enviar ao final do texto um mini currículo com: Nome completo, formação acadêmica, cargo/função que exerce, vínculo institucional, email para contato. Se estudante e houver orientador(es) do trabalho relatado, esse(s) deve(m) ser indicado(s), com as devidas informações (vínculo institucional e email). Máximo 5 linhas. Corpo do texto do mini currículo em tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento simples.

 

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Na primeira etapa do processo de avaliação, as propostas submetidas são examinadas pelos editores para a verificação do enquadramento do trabalho ao escopo da revista, área de interesse do periódico e o atendimento das Normas de Apresentação dos Textos.

Os artigos aprovados na primeira etapa são enviados para a análise de um membro do Conselho Editorial, que é responsável pela sua avaliação. Por fim, disponibiliza-se a avaliação aos autores, mantendo-se em sigilo os nomes dos avaliadores. A recomendação dos avaliadores pode ser no sentido de:

  • recomendar a publicação;
  • recomendar a publicação com a incorporação das alterações sugeridas;
  • não recomendar a publicação.

Em caso de controvérsia ou dúvidas, cabe à Comissão Editorial Executiva a decisão final podendo solicitar uma avaliação adicional. A Equipe Editorial da Revista Escritos & Escritas na EJA reserva-se o direito de sugerir ao autor modificações de forma a fim de adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da revista.

Relato de Experiência

Textos de caráter descritivo e reflexivo sobre experiências pedagógicas e práticas docentes nos estágios ou por docentes que atuam com pessoas jovens, adultos ou idosos, realizadas no âmbito de espaços escolares ou não escolares.

TEMPLATE - Relato de Experiência

Cartas Pedagógicas

A Carta é um gênero textual inspirado nas escritas pedagógicas e educativas na perspectiva freireana. O texto pode ser escrito a um destinatário individual, coletivo ou ficcional, refletindo de forma crítica e reflexiva sobre um determinado assunto, tema ou situação, com um objetivo pedagógico. Paulo Freire escreveu diversas cartas que podem nos animar a encontrar nesta modalidade de comunicação muitas possibilidades de sermos fazedores de história.

Memoriais

Memoriais formativos, reflexivos ou pedagógicos que contemplam uma escrita autorreflexiva ou uma narrativa autobiográfica ou de caráter ensaístico. Poderão ser publicados textos que enfocam a trajetória pessoal, escolar, acadêmica, docente, profissional e de outras dimensões da história de vida.

Resenhas

Poderão ser publicadas resenhas com descrições e análises de livros, filmes ou outros materiais didático-pedagógicos que envolvam o debate sobre temas na interface com a EJA.

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