Criatividade, Autoria e Argumentação na Escola: subjetividade em discurso

Autores

Palavras-chave:

Discurso, Escrita, Criatividade, Subjetividade

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar os sentidos que alunos do 5º ano de uma escola pública de Ribeirão Preto - SP, dão à linguagem escrita - à produção textual que possibilita a polissemia, criatividade e autoria. Foram realizadas rodas de conversa com os alunos para conhecimento de suas relações com a produção textual escrita e com a escola. A Análise de Discurso pecheuxtiana norteou a análise por meio de conceitos como subjetividade, discurso, ideologia, memória discursiva e autoria. Os resultados apontam que os discursos produzidos pelos alunos sobre a escrita, muitas vezes, apoiam-se nos discursos dominantes que circulam na sociedade; quando se apoiam em suas próprias subjetividades, aproximam-se mais da polissemia e da criatividade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noilma Alves Martins, Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestranda em Psicologia: processos culturais e subjetivação pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo.

Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutora em Ciências, área: Psicologia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo.

Profa. Dra. nos programas de Psicologia e de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo.

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Martins, N. A., & Pacífico, S. M. R. (2020). Criatividade, Autoria e Argumentação na Escola: subjetividade em discurso. Educação & Realidade, 45(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/91070

Edição

Seção

Expressões de Arte e Subjetividades Contemporâneas