Crianças da Natureza: vivências, saberes e pertencimento

Autores

Palavras-chave:

Criança-Natureza, Biofilia, Tupinambá, Educação Escolar Indígena, Desenvolvimento Biopsicossocial.

Resumo

Tratamos de vivências de crianças na natureza e de suas repercussões em seu desenvolvimento biopsicossocial. Numa perspectiva espinosana, entendemos que tudo se constitui a partir da natureza, sendo os humanos seres da natureza e, simultaneamente, da cultura. Destacamos as implicações de sua condição biofílica e discutimos desenhos e falas de crianças das etnias Tupinambá de Olivença e Mura e de crianças não indígenas, de Nova Iorque, buscando nos aproximar de seus conhecimentos ecológicos e de seus sentimentos em relação ao universo natural de que são parte. Refletimos sobre essa abordagem na educação escolar indígena e urbana, considerando elementos das diretrizes da educação básica e estudos acerca dos direitos humanos e meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léa Tiriba, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Léa Tiriba é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio). É professora da Escola de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e líder do Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental, do Núcleo Infâncias, Natureza e Artes (Unirio) e da Associação de Educadores da América Latina e Caribe. 

Cristiana Cabicieri Profice, Universidade Estadual de Santa Cruz,, Ilhéus-BA, Brasil

Christiana Cabicieri Profice é doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professora titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e líder do Grupo de Pesquisa em Interações Sócio ambientais e Linguagens.

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Tiriba, L., & Profice, C. C. (2019). Crianças da Natureza: vivências, saberes e pertencimento. Educação & Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/88370

Edição

Seção

Infâncias e Educação das Relações Étnico-Raciais