Crianças da Natureza: vivências, saberes e pertencimento
Palavras-chave:
Criança-Natureza, Biofilia, Tupinambá, Educação Escolar Indígena, Desenvolvimento Biopsicossocial.Resumo
Tratamos de vivências de crianças na natureza e de suas repercussões em seu desenvolvimento biopsicossocial. Numa perspectiva espinosana, entendemos que tudo se constitui a partir da natureza, sendo os humanos seres da natureza e, simultaneamente, da cultura. Destacamos as implicações de sua condição biofílica e discutimos desenhos e falas de crianças das etnias Tupinambá de Olivença e Mura e de crianças não indígenas, de Nova Iorque, buscando nos aproximar de seus conhecimentos ecológicos e de seus sentimentos em relação ao universo natural de que são parte. Refletimos sobre essa abordagem na educação escolar indígena e urbana, considerando elementos das diretrizes da educação básica e estudos acerca dos direitos humanos e meio ambiente.Downloads
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Publicado
2019-07-26
Como Citar
Tiriba, L., & Profice, C. C. (2019). Crianças da Natureza: vivências, saberes e pertencimento. Educação & Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/88370
Edição
Seção
Infâncias e Educação das Relações Étnico-Raciais
Licença
Copyright (c) 2019 Educação & Realidade

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