Figurações do Preparo: da ética grega à formatividade contemporânea

Autores

Palavras-chave:

Discursos Formativos, Políticas de Preparo, Neoliberalismo e Educação

Resumo

O artigo analisa as políticas de preparo pelas quais são alteradas compreensões, percepções e disposições do sujeito mediante a ideia de elaboração de si. Aborda significados da ideia de preparo com matérias da revista Veja e de sentidos de preparação oriundos dos estudos foucaultianos da cultura helênica, cristã e neoliberal. A análise aponta uma continuidade cristã neoliberal na constituição da noção contemporânea de preparação que, alheia à estética envolvida na preparação de si mesmo entre os gregos, constitui-se por uma natureza eminentemente laboral que transforma a busca da vida plena em anseios por uma existência mercadologicamente viável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Bocchetti, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

André Bocchetti é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciado em Ciências Biológicas (Universidade Estadual do Ceará), especialista em Educação a Distância (Universidade Católica de Brasília), mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Belmira Oliveira Bueno, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Belmira Oliveira Bueno é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), instituição da qual foi diretora no período 2014-2018. Participa da Oxford Research Encyclopedia of Education (OREE) como editora associada e membro do Conselho Editorial.

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Bocchetti, A., & Bueno, B. O. (2019). Figurações do Preparo: da ética grega à formatividade contemporânea. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/80961

Edição

Seção

Artigos