O Mais Educação na América Latina: legados a infâncias e juventudes pobres

Autores

Palavras-chave:

Política Educacional, Infância, Juventude, Educação Integral, Jornada Escolar Integral

Resumo

O presente artigo tem como objetivo localizar o surgimento do Programa Mais Educação (PME) no contexto político-educacional latino-americano e analisar as consequências sociais desta experiência para crianças e jovens pobres no Brasil. Tais discussões são realizadas à luz da Reforma do Estado dos anos 1990, bem como dos estudos sociais da infância e juventude. Este trabalho tanto aponta no PME evidências da incursão neoliberal vivenciada pela América Latina, marcada por rupturas, permanências e retrocessos, quanto permite identificar legados desta política quanto à ampliação do direito à educação, ao inaugurar uma concepção de educação integral centrada nas crianças e jovens, suas culturas e territórios.

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Biografia do Autor

Levindo Diniz Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Levindo Diniz Carvalho é Professor Adjunto da FaE / UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ. Doutor e Mestre em Educação pela UFMG e graduado em Pedagogia. Seus principais temas de interesse são: Educação Integral; Educação Infantil; Infância e cultura; Cidadania na infância. É membro dos grupos TEIA - Territórios Educação Integral e Cidadania e NEPEI - Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Educação Infantil. 

Bárbara Ramalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Bárbara Bruna Ramalho é Doutoranda, Mestre em Educação e Pedagoga pela FaE / UFMG. Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, atuou na gestão municipal do Programa Escola Integrada. Interessa-se pela abordagem das desigualdades escolares a partir dos temas: Educação Integral; Organização Escolar; Cultura Escolar e Educação Decolonial. É membro do grupo TEIA - Territórios Educação Integral e Cidadania.

Kildo Adevair dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Kildo Adevair dos Santos é Doutorando em Políticas Públicas da Educação e Profissão Docente no Doutorado Latino-Americano da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO. Atua como Coordenador pedagógico na rede municipal de educação de Ibituruna/MG.

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Carvalho, L. D., Ramalho, B., & Santos, K. A. dos. (2019). O Mais Educação na América Latina: legados a infâncias e juventudes pobres. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/80711

Edição

Seção

Artigos