Instituição Escolar e Normalização em Foucault e Canguilhem
Palavras-chave:
objetivação do sujeito, normal/anormal, genealogia, epistemologia.Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a noção de normalização e sua função de objetivação do sujeito na modernidade através de elementos da genealogia de Michel Foucault e de seu enraizamento na epistemologia de Georges Canguilhem. A hipótese que guia este estudo é a de que normalização é um conceito operatório que permite circunscrever acontecimentos singulares referentes à instituição escolar – bem como relações de poder específicas–, tornando visíveis certas circunstâncias atuais e ajudando a pensar o que estamos fazendo hoje em nossa sociedade. O objetivo deste artigo é fornecer subsídios para uma reflexão sobre a questão do sujeito e sua relação com o par normal/anormal na instituição escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2004-06-01
Como Citar
Portocarrero, V. (2004). Instituição Escolar e Normalização em Foucault e Canguilhem. Educação &Amp; Realidade, 29(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25424
Edição
Seção
Artigos