Uma Pesquisa Longitudinal sobre Professores e Computadores

Autores

  • Gilberto Lacerda Santos Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Computadores na Educação. Pesquisa Longitudinal. Professores e Computadores.

Resumo

O artigo relata uma pesquisa longitudinal, realizada em sete anos, por meio de seis dissertações de mestrado conduzidas por professores da rede pública de ensino do Distrito Federal acerca do uso do computador por seus pares em exercício no ensino fundamental, e norteada pelas seguintes questões: de que forma o professor pode utilizar a tecnologia da informática para conceber seu próprio material didático? Que critérios devem pautar a escolha de dispositivos informáticos suscetíveis de apoiarem o seu trabalho pedagógico? Qual o impacto da informática educativa na organização do trabalho pedagógico? As respostas encontradas permitem que elaboremos uma série de recomendações para a formação docente a partir da consideração da educação mediada pela informática como condição de pertinência da escola, como objeto de investigação e como desafio ao trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Lacerda Santos, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília, Ph.D. em Educação pela Universidade Laval (Canadá), Pesquisador do CNPq, Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-12-07

Como Citar

Santos, G. L. (2011). Uma Pesquisa Longitudinal sobre Professores e Computadores. Educação & Realidade, 36(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23080

Edição

Seção

Artigos