Ressonâncias de Ambivalência e Resistência em uma Sala de Aula
Palavras-chave:
Formação e Atualização de Policiais. Ambivalência. Resistência. Análise de Discurso.Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar como alunos-policiais de um curso de atualização profissional focado em mudanças atitudinais significam a sua profissão e o curso de que participam como alunos, diante de uma política educacional para a segurança pública fundamentada nos Direitos Humanos e nos acordos e tratados internacionais sobre o uso da força e da arma de fogo. O procedimento adotado para atingir tal objetivo consistiu em analisar as enunciações formuladas pelos alunos policiais durante o percurso do curso, levando-se em consideração o arsenal teórico-metodológico de Michel Pêcheux, Michel Foucault e Homi K. Bhabha. Os resultados da análise das enunciações dos alunos-policiais apontam ora para um sentido de ambivalência, ora para um sentido de resistência diante das mudanças pretendidas pelo governo através do curso e de seu enfoque.Downloads
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Publicado
2011-12-07
Como Citar
Taschetto, L. R. (2011). Ressonâncias de Ambivalência e Resistência em uma Sala de Aula. Educação & Realidade, 36(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18489
Edição
Seção
Língua, Discurso e Sujeito na Educação