Ressonâncias de Ambivalência e Resistência em uma Sala de Aula

Autores

  • Leonidas Roberto Taschetto UFRGS

Palavras-chave:

Formação e Atualização de Policiais. Ambivalência. Resistência. Análise de Discurso.

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como alunos-policiais de um curso de atualização profissional focado em mudanças atitudinais significam a sua profissão e o curso de que participam como alunos, diante de uma política educacional para a segurança pública fundamentada nos Direitos Humanos e nos acordos e tratados internacionais sobre o uso da força e da arma de fogo. O procedimento adotado para atingir tal objetivo consistiu em analisar as enunciações formuladas pelos alunos policiais durante o percurso do curso, levando-se em consideração o arsenal teórico-metodológico de Michel Pêcheux, Michel Foucault e Homi K. Bhabha. Os resultados da análise das enunciações dos alunos-policiais apontam ora para um sentido de ambivalência, ora para um sentido de resistência diante das mudanças pretendidas pelo governo através do curso e de seu enfoque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonidas Roberto Taschetto, UFRGS

Doutor em Educação pela UFRGS/Université de Paris 8. Pesquisador desde 1999 do Grupo de Pesquisas Sobre Educação e Análise de Discurso (PPGEdu/UFRGS/CNPq). Professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação/Centro de Ciências em Educação/UFSC.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-12-07

Como Citar

Taschetto, L. R. (2011). Ressonâncias de Ambivalência e Resistência em uma Sala de Aula. Educação & Realidade, 36(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18489

Edição

Seção

Língua, Discurso e Sujeito na Educação