Da Saúde para a Educação: de atuações colonializadas a enfrentamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236134087vs01

Palavras-chave:

Educação, Colonialidade, Saúde, Mulheres Trabalhadoras

Resumo

Este estudo analisa um conjunto discursivo do Sistema Único de Saúde (SUS) que intersecciona educação e saúde pelo contexto do trabalho. A centralidade do debate está na educação permanente proposta pelo arcabouço político-legal do SUS e que tem por objetivo tensionar práticas para uma dada transformação. Com base em argumentos de Maria Lugones sobre trabalho como elemento racializado, atribuído de gênero e constituído como imposição colonial, foi feita a análise crítica do discurso de parte deste arcabouço, tendo por questionamento o uso do termo ato pedagógico transformativo e por reflexão ponderações apresentadas por trabalhadoras que explicitam que tais intenções transformativas são disputas para exclusões de corpos e saberes.

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Biografia do Autor

Rosa Gouvêa de Sousa, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei/MG – Brasil

Rosa Gouvêa de Sousa é Médica de Família e Comunidade, docente pelo Departamento de Medicina, Universidade Federal de São João del-Rei, pós-graduanda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Federal de São João del-Rei.

Laura Isadete Dutra Pereira Batista Lopes, Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, São João del-Rei/MG – Brasil

Laura Isadete Lopes é Assistente Social, profissional do Centro Estadual de Atenção Especializada pela Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei.

Juliana Kelly Pinto, Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, São João del-Rei/MG – Brasil

Juliana Kelly Pinto é Psicóloga, profissional do Centro Estadual de Atenção Especializada pela Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei.

Isabela Saraiva de Queiroz, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei/MG – Brasil

Isabela Saraiva de Queiroz é Psicóloga, docente pelo Departamento de Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Marcelo Dalla Vecchia, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei/MG – Brasil

Marcelo Dalla Vecchia é Psicólogo, docente pelo Departamento de Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Sousa, R. G. de, Lopes, L. I. D. P. B., Pinto, J. K., de Queiroz, I. S., & Dalla Vecchia, M. (2024). Da Saúde para a Educação: de atuações colonializadas a enfrentamentos. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236134087vs01

Edição

Seção

Artigos