A Noção de Experiência na História da Sexualidade: implicações políticas e formativas

Autores

Palavras-chave:

Experiência, Política, Ética, Formação Humana, Michel Foucault.

Resumo

O artigo trata do problema da experiência no terceiro domínio da obra de Michel Foucault, tomando como principal fonte os três primeiros volumes da História da sexualidade. Nele, analisa-se o lugar da experiência como uma categoria estruturante da obra e do pensar do intelectual francês, mostrando o caráter constitutivamente político dessa elaboração e os desdobramentos possíveis para pensar a formação humana. A experiência é concebida como um modo de relação consigo que implica a transformação de si a partir de uma lenta elaboração artesanal da própria existência, que se dá sempre na relação com o Outro, o que possibilita conceber a formação humana a partir da constituição ética-estética-política do sujeito nessa relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Santiago Pich, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Santiago Pich possui graduação em Educação Física pelo Instituto Del Profesorado en Educación Física e mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutorado na Universidade de Barcelona (UB). É Professor do EED/CED/UFSC. Atua com pesquisas que discutem a relação entre linguagem, corpo e formação humana.

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Pich, S. (2022). A Noção de Experiência na História da Sexualidade: implicações políticas e formativas. Educação & Realidade, 46(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/107679

Edição

Seção

Artigos