Uma Reflexão sobre o Sentido Linguístico Rumo a uma Pedagogia de Inspiração Wittgensteiniana

Autores

Palavras-chave:

Terapia Filosófica, Wittgenstein, Jogo de Linguagem, Regras, Significado.

Resumo

Com base nas reflexões de Wittgenstein sobre a linguagem, buscamos transpor algumas de suas afirmações terapêuticas para o campo da educação, em particular aquelas sobre as relações entre saber fazer (conhecimento prático) e o aprendizado de regras (conhecimento teórico). Suas considerações filosóficas, na minha opinião, permitem esclarecer não apenas o conceito de ‘seguir regras’ como fundamento da ação significativa e do pensamento, mas também o papel desempenhado pelas diferentes técnicas desenvolvidas nos procedimentos adotados pelos professores para que o aluno aprenda o conteúdo de suas disciplinas, apontando assim uma pedagogia que não proclama como o professor deve agir, mas, sobretudo, o que evitar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Maria Cornelia Gottschalk, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Cristiane Maria Cornelia Gottschalk é professora do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). É mestre em Matemática Aplicada e doutora em Educação pela USP com estágio de pós-doutorado no Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa (IFILNOVA).

Publicado

2020-11-03

Como Citar

Gottschalk, C. M. C. (2020). Uma Reflexão sobre o Sentido Linguístico Rumo a uma Pedagogia de Inspiração Wittgensteiniana. Educação & Realidade, 45(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/106761

Edição

Seção

Wittgenstein e Educação