A Educação nos Programas Sociais Brasileiros: pobreza e trabalho
Palavras-chave:
Educação, Programa Bolsa Família, Condicionalidades.Resumo
Este artigo analisa o papel social da educação como condicionalidade dos programas sociais brasileiros. A abordagem centra-se na elaboração e no desenvolvimento das políticas sociais de transferência condicionada de renda no Brasil e explicita sob quais argumentos morais, políticos e culturais o acesso ao ensino formal foi elevado à centralidade das ações de combate à pobreza. Nota-se que a educação como condicionalidade atua no convencimento acerca de expectativas de mobilidade social entre os sujeitos atendidos pelos programas frente às baixas condições materiais de vida. Desta forma, a educação compõe argumento de legitimação para a transferência de dinheiro, ofuscando tensões e antagonismos entre classes.Downloads
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Publicado
2022-02-15
Como Citar
De Sordi, D., & Gonçalves Neto, W. (2022). A Educação nos Programas Sociais Brasileiros: pobreza e trabalho. Educação & Realidade, 46(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/106751
Edição
Seção
Artigos