Fake news em imagens: um esforço de compreensão da estratégia comunicacional exitosa na eleição presidencial brasileira de 2018

Autores

  • Irineu Francisco Barreto Junior Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação e do Curso de Graduação em Direito da FMU-SP. Coordenador do Grupo de Pesquisa Direito, Tecnologia e Sociedade. Analista de Pesquisas da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Seade. http://orcid.org/0000-0003-1322-6909
  • Gustavo Venturi Junior Doutor em Ciência Política pela USP. Professor do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Coordenou o Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo (2007-2014), desenvolvendo pesquisas de cultura política e estudos sobre marcadores sociais da diferença http://orcid.org/0000-0003-4751-4845

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.96220

Palavras-chave:

Fake News, Eleições, Política Brasileira, WhatsApp, Redes Sociais

Resumo

Este artigo propõe uma análise da estratégia comunicacional adotada na eleição presidencial de 2018, vencida pelo então deputado federal Jair Bolsonaro, e que teve como um de seus pilares a disseminação de notícias falsas, impulsionadas por redes sociais e grupos de WhatsApp e cuja prática se convencionou chamar como fake news. O estudo realiza uma análise teórica e conceitual do fenômeno das fake news com o intuito de diferenciá-las de meras notícias falsas e da necessária concatenação entre as mensagens propagadas e elementos reais do contexto político no qual estão inseridos os eleitores aos quais procuram influenciar. Adotou-se na coleta dos dados a técnica de pesquisa netnografia, e o estudo concluiu que a eleição presidencial de 2018 foi uma tempestade perfeita para a efetividade da estratégia comunicacional fundada em distorções e fraudes, eivada de fatores que criaram o ecossistema político propício à disseminação das fake news.

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Biografia do Autor

Irineu Francisco Barreto Junior, Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação e do Curso de Graduação em Direito da FMU-SP. Coordenador do Grupo de Pesquisa Direito, Tecnologia e Sociedade. Analista de Pesquisas da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Seade.

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atualmente está cursando o Pós-Doutorado em Sociologia na Universidade de São Paulo - USP. Docente do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação e do Curso de Graduação em Direito da FMU-SP. Coordenador do Grupo de Pesquisa Direito, Tecnologia e Sociedade. Analista de Pesquisas da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Seade. Professor convidado da Escola Superior da Advocacia (ESA OAB-SP), dos Cursos de Pós-Graduação do Instituto de Direito Público de São Paulo (IDP-SP) e dos Cursos de Pós-Graduação do CERS.

Gustavo Venturi Junior, Doutor em Ciência Política pela USP. Professor do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Coordenou o Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo (2007-2014), desenvolvendo pesquisas de cultura política e estudos sobre marcadores sociais da diferença

Professor do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Concluiu mestrado em Sociologia (1995) e doutorado em Ciência Política (2003), ambos pela USP. Estruturou e coordenou o Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo (2007-2014), desenvolvendo pesquisas de cultura política e estudos sobre marcadores sociais da diferença (gêneros e sexualidades, raças e etnias, classes sociais, juventudes e velhices). Atualmente articula esses temas em pesquisa sobre moralidade, tolerância à pluralidade identitária, interseccionalidades e direitos humanos.

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Publicado

2020-04-28

Como Citar

Barreto Junior, I. F., & Venturi Junior, G. (2020). Fake news em imagens: um esforço de compreensão da estratégia comunicacional exitosa na eleição presidencial brasileira de 2018. Revista Debates, 14(1), 4–35. https://doi.org/10.22456/1982-5269.96220

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