POPULISMO E DEMOCRACIA LIBERAL NA AMÉRICA DO SUL

Autores

  • Hector Ricardo Leis UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.5958

Palavras-chave:

Populismo, Democracia Liberal, América do Sul, Economia de Mercado, Estado de Direito.

Resumo

O populismo é um fenômeno contraditório. As singularidades que marcam sua história na América do Sul mostram isto. Este trabalho procurará registrar a diversidade de circunstâncias que compõem os países da região, para posteriormente concentrar seus esforços na análise do populismo. As conclusões do trabalho vão além dos particularismos do fenômeno populista, associado tanto a regimes autoritários como democráticos, sejam de esquerda ou de direita, mostrando sua convergência numa cultura produtora de antagonismos que derivam irremediavelmente na decadência da comunidade política como um todo. Neste sentido, o principal efeito do populismo será emperrar as instituições próprias da democracia liberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hector Ricardo Leis, UFSC

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Professor Associado do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2008-12-25

Como Citar

Leis, H. R. (2008). POPULISMO E DEMOCRACIA LIBERAL NA AMÉRICA DO SUL. Revista Debates, 2(2), 25–47. https://doi.org/10.22456/1982-5269.5958

Edição

Seção

Dossiê