Educação das relações étnico-raciais

diálogos necessários entre universidade e escola na construção de um currículo antirracista

Autores

  • Cristiane Silveira dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-2732-4852
  • Carolina Chagas Schneider Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.141429

Resumo

O presente estudo propõe refletir acerca da educação das relações étnico-raciais (ERER), tendo como ponto de partida a trajetória da formulação das diretrizes que, via instrumentos legais, orientam sua implementação no Brasil. Assim, os documentos que dão lastro a essa iniciativa política no âmbito da educação são examinados a fim de subsidiar um diálogo reflexivo sobre tensionamentos, disputas de interesses e narrativas e consequentes pressões políticas num percurso ainda conturbado. Atores relevantes envolvidos nessa política pública também são objeto de interesse, com atenção especial direcionada aos movimentos sociais negros e às comunidades escolares. Identificam-se resistências, lacunas e dificuldades para a efetiva implementação da ERER no cotidiano escolar. E movimentos para que a ERER possa ser efetivamente implementada na educação brasileira são complexos, no entanto, gostaríamos de destacar que duas frentes são vitais para o trabalho: (i) efetiva implementação na escola por professores, gestores e comunidade escolar, e (ii) a formação sólida de professores e gestores sobre o assunto para que consigam desenvolver ações efetivas em ERER. Sendo assim, neste trabalho nos propomos a analisar o campo do ensino superior e o da escolarização básica em relação à ERER e às interlocuções possíveis e necessárias entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Silveira dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda e mestre em Educação (PUCRS), especialista em Políticas Públicas na Perspectiva de Gênero e Promoção da Igualdade Racial (PUCRS). Integrante do Grupo CANJERÊ, de Formação de Professores em Educação Antirracista.

Carolina Chagas Schneider, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora e mestra em Educação (PUCRS) e especialista em Alfabetização (PUCRS). Integrante do Grupo CANJERÊ de Formação de Professores em Educação Antirracista.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

Silveira dos Santos, C., & Chagas Schneider, C. (2024). Educação das relações étnico-raciais: diálogos necessários entre universidade e escola na construção de um currículo antirracista. Revista Debates, 18(2), 56–69. https://doi.org/10.22456/1982-5269.141429