Democracia e formação em ciência política

uma análise dos projetos pedagógicos de curso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.141274

Resumo

A crise da democracia e o avanço do autoritarismo são fenômenos em escala global que impactam tanto a produção de conhecimento em ciência política quanto as formas de disseminação e ensino-aprendizagem da área. Este artigo deseja identificar a presença do tema democracia no projeto pedagógico de curso (PPC) dos cursos de graduação em ciência política no Brasil. Primeiro, foram realizados apontamentos sobre o fenômeno da crise da democracia; em seguida, assinalamos a atualização dos cânones e os temas emergentes referentes à democracia na área da ciência política; e, por fim, identificamos o descritor democracia nos PPCs dos cursos de ciência política a partir da análise documental, de tipo descritivo, categorizando a incidência nos nomes das disciplinas, nas ementas e nas bibliografias. Foi constatado que o tema da democracia não é majoritário, apresentando baixa incidência em parte dos cursos, com ausências que podem comprometer o debate efetivo da democracia na área.

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Biografia do Autor

Gustavo Louis Henrique Pinto, Instituto Federal de Santa Catarina

Professor de Sociologia do Instituto Federal de Santa Catarina.

Elisângela da Silva Santos, Universidade Estadual Paulista

Professora de Sociologia da Universidade Estadual Paulista.

Patrícia da Silva Santos, Universidade Federal do Pará

Professora de Sociologia do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Pinto, G. L. H., da Silva Santos, E., & da Silva Santos, P. (2025). Democracia e formação em ciência política: uma análise dos projetos pedagógicos de curso. Revista Debates, 18(3), 106–124. https://doi.org/10.22456/1982-5269.141274