Democracia e formação em ciência política
uma análise dos projetos pedagógicos de curso
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-5269.141274Resumo
A crise da democracia e o avanço do autoritarismo são fenômenos em escala global que impactam tanto a produção de conhecimento em ciência política quanto as formas de disseminação e ensino-aprendizagem da área. Este artigo deseja identificar a presença do tema democracia no projeto pedagógico de curso (PPC) dos cursos de graduação em ciência política no Brasil. Primeiro, foram realizados apontamentos sobre o fenômeno da crise da democracia; em seguida, assinalamos a atualização dos cânones e os temas emergentes referentes à democracia na área da ciência política; e, por fim, identificamos o descritor democracia nos PPCs dos cursos de ciência política a partir da análise documental, de tipo descritivo, categorizando a incidência nos nomes das disciplinas, nas ementas e nas bibliografias. Foi constatado que o tema da democracia não é majoritário, apresentando baixa incidência em parte dos cursos, com ausências que podem comprometer o debate efetivo da democracia na área.