Educação para cidadania global

possibilidades a partir do conceito de response-ability

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.141250

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão sobre o tema da Educação para Cidadania Global (ECG) a partir do conceito de response-ability utilizado por Ilan Gur-ze’ev e posteriormente articulado por Donna Haraway. Neste trabalho, questionamos em que medida essa perspectiva de response-ability é uma fundamentação possível para responder criticamente à esfera da moralidade na constituição de uma cidadania global. O estudo explora tais conceitos desde uma perspectiva orientada pela ideia de “cidadão global”, que lastreia políticas educacionais e curriculares há alguns decênios, especilamente no Norte Global, embora abarque distintos sentidos e significados. Instrumentalizamos as possíveis respostas aos questionamentos e críticas emergentes cotejando o engajamento ao problema proposto por Haraway, de modo a promover, nos sujeitos, a capacidade de responder às múltiplas questões da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Poziomyck, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS, mestre em Educação pela UFRGS e bacharel em Direito pela PUCRS.

Fernanda Felix de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizou Doutorado Sanduíche em KU Leuven - Bélgica na unidade de pesquisa Education, Culture Society, ocupando a posição de pesquisadora visitante. Mestra em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

Poziomyck, A., & Felix de Oliveira, F. (2024). Educação para cidadania global: possibilidades a partir do conceito de response-ability. Revista Debates, 18(2), 11–23. https://doi.org/10.22456/1982-5269.141250