Das palavras aos números

formação científica e metodológica da ciência política no século xx

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.132387

Resumo

Como uma disciplina de tradição humanística transformou-se, ao longo do século XX, em uma ciência de caráter newtoniano? Neste artigo, recupero a história da disciplina de ciência política sob a óptica dos seus desenvolvimentos teóricos e metodológicos, nomeadamente no que tange à formalização matemática e estatística. Esses processos permitiram a consolidação da disciplina sob um determinado entendimento de ciência (mais próximo das ciências newtonianas), ao passo que incorporaram a complexidade dos fenômenos políticos na pesquisa acadêmica. Esse legado persiste até a contemporaneidade sob novas roupagens, especialmente dentro do paradigma neoinstitucional e nas interfaces com outras disciplinas, como a psicologia cognitiva, a economia comportamental e a ciência dos sistemas complexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enzo Lenine, Universidade Federal da Bahia

Enzo Lenine: Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia. Atua em diversas linhas de pesquisa, tais como: teoria da escolha racional e modelagem matemática, filosofia das ciências sociais, feminismo nas relações internacionais, hierarquias de conhecimento e metodologia, segurança internacional. Possui mais de 30 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, tais como International Political Science Review, Perspectives on Politics, Rationality and Society, Revista Brasileira de Ciência Política, Dados, Cadernos Pagu, entre outros.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

Lenine, E. (2024). Das palavras aos números: formação científica e metodológica da ciência política no século xx. Revista Debates, 18(2), 98–117. https://doi.org/10.22456/1982-5269.132387