INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ: FINANÇAS PÚBLICAS INCLUSIVAS EM PORTO ALEGRE - BRASIL

Autores

  • Aaron Schneider Universidade de Tulane, EUA
  • Marcello Baquero UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.11382

Palavras-chave:

Finanças públicas, Estabilidade Democrática, Participação Política, Porto Alegre, Brasil.

Resumo

Um tema recorrente na ciência política vincula novas formas de democracia participativa a atitudes dos cidadãos em termos de disposição para cumprir as obrigações de pagarem impostos. Neste artigo se examina como os cidadãos de Porto Alegre – Brasil percebem o pagamento de impostos, da perspectiva de benefícios materiais e não materiais. Utilizando dados tipo survey coletados em Porto Alegre em 2003, com 687 entrevistados, se constatou que geralmente os segmentos mais pobres mostram uma tendência a apoiar o pagamento de impostos por causa dos benefícios materiais enquanto que os setores médios também têm mantido essas atitudes, mas por benefícios não-materiais. Através do uso de regressão logística, encontrou-se evidência empírica da relação entre confiança no orçamento aprticipativo e apoio dos cidadãos ao governo municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Baquero, UFRGS

ssui graduação em Ciência Política pela Florida International University (1975), mestrado em Relações Internacionais pela Florida State University (1976) e doutorado em Ciência Política na Florida State University (1979). É editor da Revista Debates e membro do conselho editorial da Revista de Sociologia e Política, sendo professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, capital social, cultura política, participação política e América Latina.

Downloads

Publicado

2009-12-17

Como Citar

Schneider, A., & Baquero, M. (2009). INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ: FINANÇAS PÚBLICAS INCLUSIVAS EM PORTO ALEGRE - BRASIL. Revista Debates, 3(2), 183. https://doi.org/10.22456/1982-5269.11382

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>