Estratégias sonhadoras para tentar dar certo: reflexões entre teatro, escola e universidade em tempos pandêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.125157

Resumo

Esta escrita é feita por muitas mãos e costurada com poesia. Aqui, quatro professoras-artistas dialogam sobre estratégias da ação docente no ambiente escolar, descrevendo e refletindo sobre a prática pedagógica desenvolvida durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado: Teatro na Escola II, da Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. É relatada uma experiência prática em campo realizada de outubro a dezembro de 2021, com uma turma de sexto ano da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. O processo é descrito e analisado neste artigo por três professoras em formação e uma professora substituta, supervisora de estágio, doutoranda em Teatro e responsável pela disciplina de Artes Cênicas na escola onde ocorreu a prática pedagógica. Por meio de cartas, teorizações, indagações e desabafos, as autoras lançam um olhar para a ação pedagógica ao refletir sobre o fazer escola em tempos de pandemia, compartilhando as diferentes expectativas e questionando os resultados atingidos em sala de aula, buscando sonhar juntas uma realidade possível através da relação entre a literatura e o teatro. Afinal, o que é uma aula de teatro que “dá certo”?

Palavras-chave

Pedagogia das Artes Cênicas. Teatro na Escola. Estágio Docente. Teatro e Literatura. Aula Virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Fernandes Lacerda, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Doutoranda ingressa em 2020 no curso de Doutorado em Teatro, no Programa de Pós Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Túlio Fernandes Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Graduando da última fase do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É professor em formação, produtor cultural, ator e pesquisador teatral na área da Pedagogia das Artes Cênicas.

Nathália Albino de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Graduanda de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É professora em formação, atriz, diretora de arte e pesquisadora teatral.

Nícolas de Córdova Dorvalino, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Graduando da última fase do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É professor de teatro, ator e dramaturgo em formação.Pesquisador teatral na área de Dramaturgia.

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Lacerda, J. F., Fernandes Silveira, T., Albino de Souza, N. ., & de Córdova Dorvalino, N. (2022). Estratégias sonhadoras para tentar dar certo: reflexões entre teatro, escola e universidade em tempos pandêmicos: . Cena, 22(38), 01–11. https://doi.org/10.22456/2236-3254.125157