Circulações, trânsitos e hibridismos: quadrinhos nas Américas em perspectiva transnacional

Autores

  • Ivan Lima Gomes Universidade Federal de Goiás
  • Amadeo Gandolfo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.118559

Palavras-chave:

Quadrinhos, História da América, Circulações culturais, Transnacional

Resumo

Esboçar uma definição de história em quadrinhos é uma tarefa inglória. À historiografia cabe, antes, investigar suas manifestações em diferentes contextos, apresentando abordagens que possibilitem interpretá-las historicamente e ressaltando os diversos usos possíveis desta expressão gráfica. Exploramos aqui o estudo dos quadrinhos informado por um olhar atento às circulações e trânsitos envolvendo artistas e obras, sem ignorar suas implicações no campo dos imaginários e das representações. Em outras palavras, se, por um lado, uma série de temas em torno das operações de deslocamentos se impõe um como tema de pesquisa, por outro lado tais discussões sugerem que reflitamos sobre como tais deslocamentos podem ser representados e mesmo se constituem enquanto um componente central da própria estética dos quadrinhos. Fragmentada e marcada pela articulação de imagens em sequência, os quadrinhos possibilitam aprofundar o debate sobre o transnacional, por meio de tópicos envolvendo os trânsitos e as transações culturais em seus diversos níveis. Buscamos analisar tais caminhos a partir de uma análise bibliográfica, refletindo sobre os caminhos que levaram à organização do dossiê "Quadrinhos nas Américas em perspectiva transnacional"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPADURAI, Arjun. Modernity at large. Cultural dimensions of globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.

BARBIER, Frédéric. História do livro. São Paulo: Paulistana, 2008.

BERGER, Stefan; LORENZ, Chris; MELMAN, Bilie (orgs.). Popularizing national pasts: 1800 to the present. New York: Routledge, 2011.

BERNDT, Jacqueline. Comics worlds and the world of comics: towards scholarship on a global scale. Kyoto: International Manga Research Center, Kyoto Seika University, 2010.

BRIENZA, Casey. Manga in America: transnational book publishing and the domestication of Japanese comics. London: Bloomsbury Academic, 2016.

BURKART, Mara. Irreverencia, liberación y sensualidad en la prensa satírica de Argentina y Brasil en los años setenta. In: SILVEIRA, Helder, ITURRALDE, Micaela (orgs.). Imprensa e ditaduras na Argentina e no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS- EUDEM, 2020.

BUTLER, Judith. Notes toward a performative theory of assembly. Cambridge/London: Harvard University Press, 2015.

COSSE, Isabella. Mafalda: historia social y política. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2014.

CORTÁZAR, Julio. Fantomas contra los vampiros multinacionales: una utopia realizable narrada por Julio Cortázar. México D.F.: Excelsior, 1975.

EFRAÍN GRANADOS, Daniel. Charros, chinos y aboneros: estereotipos, nacionalismo y xenofobia en el humorismo gráfico de El Universal. 2013. 214f. Tese (Licenciatura em História) – Colegio de Historia, Universidad Autónoma de México, México D.F., 2013.

ESPAGNE, Michel. La notion de transfert culturel. Revue Sciences/Lettres, Paris, s/v., n. 1, 2013. DOI: https://doi.org/10.4000/rsl.219. Disponível em: http://journals.openedition.org/rsl/219. Acesso em: 30 ago. 2020.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas. Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2011.

GARCÍA, Fernando; ROCCA, Hernán. Tangos de historietas. Revista latinoamericana de estudios sobre la historieta, Habana, v. 3, n. 11, p. 125-136, 2003. Disponível em: http://rlesh.mogno.com/11/11_garcia.html. Acesso em: 25 out. 2020.

GANDOLFO, Amadeo. Un intelectual de los márgenes: las historietas de Oski en diario Noticias de Montoneros (1974). Iberoamericana, Madrid, v. 20, n. 73, p. 173-201, 2020. Disponível em: https://journals.iai.spk-berlin.de/index.php/iberoamericana/article/view/2688/2218. Acesso em: 30 ago. 2021.

GANDOLFO, Amadeo; TURNES, Pablo. Fresh off the boat and off to the presses: the origins of Argentine comics between the United States and Europe (1907–1945). European Comic Art, s/l., v. 12, n. 2, p. 45-76, 2019.

GENÉ, Marcela. “Sisebutas” en Buenos Aires. Family strips de los años veinte. Antíteses, Londrina, v. 5, n. 9, p. 201-224, jan./jul. 2012.

GOMES, Ivan Lima. Os novos homens do amanhã: projetos e disputas em torno dos quadrinhos na América Latina. Curitiba: Prismas, 2018.

GOMES, Ivan Lima; NASCIMENTO, Leonardo. Circulações artísticas no Cone Sul: notas preliminares sobre João Mottini e o mercado argentino de quadrinhos durante a Guerra Fria (décadas de 1940 a 1960). Caravelle, v. 116, s/n., p. 13-26, 2021.

JAY, Paul. Global matters. The Transnational Turn in Literary Studies. Ithaca: Cornell University Press, 2010.

MCCLOUD, Scott. Understanding comics. New York: Harper Perennial, 1994.

MCLUHAN, Marshall. The Gutenberg galaxy: the making of typographic man. Toronto: University of Toronto Press, 1962.

RINKE, Stefan, RIOJAS LÓPEZ, Carlos. Historia global: perspectivas y tensiones. Stuttgart: Hans-Dieter Heinz, 2017.

STEIN, Daniel, ETTER, Lukas, CHANEY, Michael. Transnational graphic narrative. A special symposium. International Journal of Comic Art, v 20, n. 1, p. 4–16, 2018.

STEIN, Daniel, MEYER, Christina, DENSON, Shane (orgs.). Transnational perspectives on graphic narratives: comics at the crossroads. London: Bloomsbury Academic, 2014.

VAZQUEZ, Laura, El oficio de las historietas. Buenos Aires, Paidós, 2010.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Gomes, I. L., & Gandolfo, A. (2021). Circulações, trânsitos e hibridismos: quadrinhos nas Américas em perspectiva transnacional. Anos 90, 28, 1–11. https://doi.org/10.22456/1983-201X.118559

Edição

Seção

Quadrinhos nas Américas em perspectiva transnacional