Quando o ensino vira tema de pesquisa: o ensino de história na pós-graduação em história
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-201X.65880Palabras clave:
Ensino de história, Pós-graduação, Linha de pesquisaResumen
O uso do termo “Ensino de História” como expressão de uma área de pesquisa é observável em diferentes contextos do campo acadêmico nacional. Neste artigo desejamos refletir especificamente sobre a emergência e consolidação do que estamos chamando de 'Subárea do Ensino de História' no interior da 'Área de História.' Mais precisamente, nos interessa evidenciar o surgimento e crescimento do uso do termo Ensino de História no interior dos Programas de Pós-graduação avaliados pela Área de História da Capes nos últimos quinze anos. Tomando por base os dados e informações oferecidos pelos Programas de Pós-graduação em História na Plataforma Sucupira, realizamos levantamento e sistematização da ocorrência do tema do Ensino de História. Neste artigo identificamos que esse tema se consolida como uma vertente de pesquisa no interior de Programas de Pós-graduação em História com características, objetos e abordagens próprias.Descargas
Citas
ABUD, K. M.; ALVES, R. C.; SILVA, A. C. M. Ensino de História. v. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
BOURDIEU, P. A gênese do conceito de habitus e campo. In: ______. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. p. 59-74.
BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Plataforma Lattes. [20--a]. Disponível em: www.lattes.cnpq.br. Acesso em: 28 jun. 2016.
______. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. [20--b]. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp. Acesso em: 28 jun. 2016.
______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plataforma Sucupira. [20--c]. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 28 jun. 2016.
______. História. Fundação Capes, 21 jun. 2011. Disponível em: http://www.capes.gov.br/component/content/article/44avaliacao/4639-historia. Acesso em: 28 jun. 2016.
BURKE, P. O que é História Cultural? Tradução de Sergio Goes de Paula. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
CAIMI, F. E. C. Conversas e controvérsias: o ensino de história no Brasil (1980-1998). Passo Fundo: UPF, 2001.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador, conversações com Jean Lebrun. São Paulo: UNESP/IMESP, 1999.
FERREIRA, Marieta de Moraes. A História como ofício: a constituição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
FONSECA, Selva Guimarães; SILVA, Marcos. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. 4. ed. Campinas: Papirus, 2014.
HARTOG, François. Regimes de historicidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
LE GOFF, Jacques. Memória. In: ______. História e Memória. São Paulo: UNICAMP, 1990. p. 366-419.
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de História. Chapecó: Argos, 2004.
ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. Linguagem e novas linguagens: pesquisa e práticas no ensino de História. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; CONTIJO, Rebeca. O ensino de história em questão: cultura histórica e usos do passado. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2015. p. 97-120.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2010.