Espelhos pós-coloniais, imagens coloniais: discursos e representações sobre os portugueses em livros didáticos angolanos de História elaborados no pós-independência (1979-2000)

Autores/as

  • Anderson Ribeiro Oliva Professor do Departamento de História da Universidade de Brasília-UnB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.45490

Palabras clave:

Identidade, , Estudos pós-coloniais, Angola, Ensino, Colonização

Resumen

O ensaio tem como intenção analisar parte dos discursos e representações elaborados sobre os portugueses em manuais escolares de História produzidos e utilizados em Angola no período que se segue à independência política do país, em 1975. O texto apresentado, fruto de uma investigação de maior dimensão, partiu dos referenciais teóricos vinculados aos Estudos Africanos, aos Estudos Culturais e Pós-Coloniais, para identificar a forma como parte da produção didática angolana recepcionou, fomentou e divulgou o entendimento acerca da identidade nacional e das relações coloniais e pós-coloniais com os portugueses. A partir dos pressupostos elencados selecionamos para uma reflexão inicial dois livros produzidos entre 1979 e 2000 destinados à 4ª classe de escolaridade.

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Biografía del autor/a

Anderson Ribeiro Oliva, Professor do Departamento de História da Universidade de Brasília-UnB

Doutor em História Social e Professor Adjunto do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília. Áreas de atuação: História da África, Estudos Pós-Coloniais, Ensino de História da África. Grande parte de sua produção intelectual está voltada para as temáticas relacionadas às identidades, ideias e representações elaboradas sobre os africanos no contexto pós-colonial e ao Ensino de História da África.

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Publicado

2014-07-28

Cómo citar

Oliva, A. R. (2014). Espelhos pós-coloniais, imagens coloniais: discursos e representações sobre os portugueses em livros didáticos angolanos de História elaborados no pós-independência (1979-2000). Anos 90, 21(40), 227–249. https://doi.org/10.22456/1983-201X.45490

Número

Sección

Dossiê: História das Sociedades Africanas: temas, questões e perspectivas de estudo