Espelhos pós-coloniais, imagens coloniais: discursos e representações sobre os portugueses em livros didáticos angolanos de História elaborados no pós-independência (1979-2000)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-201X.45490Palabras clave:
Identidade, , Estudos pós-coloniais, Angola, Ensino, ColonizaçãoResumen
O ensaio tem como intenção analisar parte dos discursos e representações elaborados sobre os portugueses em manuais escolares de História produzidos e utilizados em Angola no período que se segue à independência política do país, em 1975. O texto apresentado, fruto de uma investigação de maior dimensão, partiu dos referenciais teóricos vinculados aos Estudos Africanos, aos Estudos Culturais e Pós-Coloniais, para identificar a forma como parte da produção didática angolana recepcionou, fomentou e divulgou o entendimento acerca da identidade nacional e das relações coloniais e pós-coloniais com os portugueses. A partir dos pressupostos elencados selecionamos para uma reflexão inicial dois livros produzidos entre 1979 e 2000 destinados à 4ª classe de escolaridade.
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