Considerações sobre o uso do WhatsApp na educação universitária

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0000-0002-9082-5203
  • Kamylla Braga de Jesus Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Ana Gabriella Lima Dias Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Marta Rodrigues de Abreu Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Ana Clara Ribeiro Melo Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Palavras-chave:

Ensino superior; Tecnologias; WhatsApp; Ferramentas pedagógicas; Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este artigo surge de pesquisas realizadas acerca da tecnologia da informação e comunicação (TIC) como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem e objetiva refletir sobre a utilidade no meio acadêmico do aplicativo de troca de mensagens instantâneas chamado WhatsApp. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e buscamos sob uma perspectiva interdisciplinar especular a respeito das tecnologias da nossa atualidade, mobilizando estudos de diversos autores que abordam o ensino, a tecnologia, o ciberespaço e suas implicações, assim como o uso de aparelhos tecnológicos na sala de aula. Alguns autores utilizados neste trabalho foram Lemos e Cunha (2003), Pacievitch (2014), Silva (2005), W. Rodrigues (2015, 2018, 2022), R. Rodrigues (2016) e Almeida (2005). Os resultados revelam que a tecnologia pode ser uma aliada tanto para professores quanto para alunos, uma vez que vivemos em uma sociedade que está em constante processo de adaptação a novos meios tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá – SP. Pós-graduado (lato sensu) em Cultura e Literatura pela Faculdade São Luís – SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia e Letras/Português. Professor Associado da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLit). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO – UFNT – CAPES/CNPq.

Kamylla Braga de Jesus, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Licencianda em Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína/CCI.

Ana Gabriella Lima Dias, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Licencianda em Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína/CCI.

Marta Rodrigues de Abreu, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Licencianda em Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína/CCI.

Ana Clara Ribeiro Melo, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Licencianda em Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína/CCI.

Publicado

2025-08-01

Como Citar

Rodrigues, W., Jesus, K. B. de, Dias, A. G. L., Abreu, M. R. de, & Melo, A. C. R. (2025). Considerações sobre o uso do WhatsApp na educação universitária. REVISTA AGON - Ἀγών - ISSN: 2965-422X, 5(14). Obtido de https://seer.ufrgs.br/index.php/agon/article/view/142692

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

Artigos Similares

1 2 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.