JOGO DE PRESENÇAS: a sala de aula entre o tempo, a mediação e a diferença

Autores

  • Luís Fabiano Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Desconstrução, Mediação, Tempo escolar, Ofício do professor, Jorge Larrosa

Resumo

Este artigo investiga o ofício de professor a partir da obra de Jorge Larrosa e de uma perspectiva desconstrucionista derridiana, problematizando conceitos como tempo, espaço, mediação e a função da escola. O texto propõe uma visão da sala de aula como um enclave de resistência ao tempo produtivista e mercadológico, um espaço em constante devir, onde o saber emerge de maneira aberta e não linear. Através do diálogo com autores como Jacques Rancière e María Zambrano, investiga-se a escola como um local de experimentação temporal e lumínica, em que o professor atua como mediador do tempo e da luz, oferecendo não respostas definitivas, mas caminhos de descoberta e renovação. O artigo se mantém em fluxo, evitando conclusões fixas, e convida à continuidade da performatividade e da reflexão sobre o ensino e a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Fabiano Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Teatro, habilitação Direção Teatral, pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Oliveira, L. F. (2024). JOGO DE PRESENÇAS: a sala de aula entre o tempo, a mediação e a diferença. REVISTA AGON - Ἀγών - ISSN: 2965-422X, 4(11). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/agon/article/view/143312