Atenção à saúde de gestantes na estratégia saúde da família: condições de vida e utilização dos serviços de saúde bucal

Autores

  • Esiele Molin Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Patrícia Aline Bonatto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Cristine Maria Warmling Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi UFRGS - Faculdade de Odontologia

DOI:

https://doi.org/10.22456/2177-0018.40239

Palavras-chave:

Gestantes. Cuidado Pré-Natal. Programa Saúde da Família. Saúde Bucal. Saúde da mulher. Indicadores Básicos de Saúde.

Resumo

Objetivo: Caracterizar o perfil sociodemográfico e de utilização de serviços de saúde bucal em gestantes vinculadas a uma Unidade de Saúde da Família do município de Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Metodologia: Estudo com delineamento transversal e coleta de dados por meio da análise dos prontuários de família das gestantes. Amostra foi composta por 66 gestantes cadastradas no pré-natal, de janeiro a dezembro de 2011. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Resultados: As gestantes estudadas eram em sua maioria jovens (15 a 24 anos), casadas, do lar, com pelo menos 8 anos de estudo, que residiam em casa de tijolo, com coleta de lixo e abastecimento de água pela rede pública. A maior parte das gestantes teve de 1 a 3 gestações, não iniciou o pré-natal no 1º trimestre e não estava com o pré-natal em dia. Quanto à saúde bucal, 86,4% das gestantes agendaram consulta odontológica, porém 68,2% efetivamente realizaram a primeira consulta. Das gestantes que foram atendidas apenas 6% não necessitavam da realização de procedimentos odontológicos. Conclusão: Muitas gestantes tiveram acesso à saúde bucal, mas muitas vezes não utilizaram os serviços ofertados. As estratégias a serem desenvolvidas para captar mais precocemente as gestantes para o acompanhamento pré-natal devem ser estabelecidas procurando compreender os problemas que estas mulheres estão enfrentando em seu cotidiano na busca por sua saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esiele Molin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Cirurgiã-dentista. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Patrícia Aline Bonatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Cirurgiã-dentista. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Cristine Maria Warmling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Departamento de Odontologia Preventiva e Social. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, UFRGS - Faculdade de Odontologia

Doutora em Educação. Departamento de Odontologia Preventiva e Social. Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2012-02-23

Como Citar

Molin, E., Bonatto, P. A., Warmling, C. M., & Toassi, R. F. C. (2012). Atenção à saúde de gestantes na estratégia saúde da família: condições de vida e utilização dos serviços de saúde bucal. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, 53(3), 12–17. https://doi.org/10.22456/2177-0018.40239

Edição

Seção

Artigos originais